A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participou, nesta sexta-feira (20), de um evento na Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), onde debateu o projeto das Rotas de Integração Sul-Americana e atualizou a previsão para a conclusão das obras da Rota 04, a Rota Bioceânica de Capricórnio.
Após a apresentação do projeto, Tebet destacou uma importante obra da Rota Bioceânica que teve início hoje (20), a Alça de Ligação para a ponte sobre o Rio Paraguai. “Exatamente hoje começou as obras da alça de ligação de 13 quilômetros, são R$ 470 milhões nesta obra. É uma obra de dois anos, e a ideia, se tudo der certo, é o presidente Lula inaugurar esta alça ainda em 2026. E o importante é que a obra já começou!”, celebrou a ministra.
A ministra destacou que as rotas de integração possibilitarão para a América do Sul maiores oportunidades de geração de empregos, renda, crescimento das economias e ganhos em cultura. “Quando a gente fala em rotas, e esta bioceânica é uma das mais importantes, a gente fala em logística para integrar as regiões”. Tebet explicou ainda que questões legais estão sendo tratadas, como alfandegárias e ligadas à fiscalização, com os órgãos responsáveis.
O projeto das cinco Rotas de Integração Sul-Americana surgiu por iniciativa da ministra Simone Tebet após o Consenso de Brasília, momento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu todos os líderes da América do Sul no dia 30 de maio de 2023 na capital federal. Juntos, os presidentes dos países do continente decidiram pela retomada da agenda da integração regional. O MPO, por meio da Secretaria de Articulação Institucional, desenhou as cinco rotas após consulta aos 11 Estados brasileiros que fazem fronteira com os países da América do Sul. Essas rotas foram, depois, aprimoradas pelo processo de escuta dos vizinhos sul americanos, em viagens realizadas entre dezembro de 2023 e julho de 2024. As rotas têm o duplo papel de incentivar e reforçar o comércio do Brasil com os países da América do Sul e reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil e seus vizinhos e a Ásia.
Na próxima segunda-feira (23), a ministra Simone Tebet participa de um encontro com mais de 200 alunos da graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, onde apresentará o projeto das Rotas de integração Sul-Americana.