Atuação em Comissões

Simone Tebet teve atuação de destaque na Comissão Especial do Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que se reuniu entre 26 de abril e 4 de agosto de 2016. A argumentação embasada juridicamente e a clareza ao expor fatos e opiniões chamou a atenção dos colegas, da imprensa e dos cidadãos.

No segundo biênio do mandato (2017-2018), a senadora passou a integrar as duas mais importantes comissões temáticas do Senado: A Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Assuntos Econômicos. É vice-presidente da CPI dos Maus Tratos de crianças e adolescentes. Além disso, é titular na Comissão Mista de Consolidação da Legislação Federal, na Comissão de Educação. Também integra e o Grupo Parlamentar Brasil-China e o Grupo Parlamentar Brasil-Sérvia. Como suplente, está na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, na Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher (que presidiu no biênio anterior) e na Comissão de Transparência e Governança.

No primeiro biênio de mandato ela integrou 10 colegiados, entre comissões e conselhos. Presidiu a Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher; e foi membro titular da Comissão de Constituição e Justiça; da Comissão de Desenvolvimento Regional e da Comissão de Educação. Também foi designada para Comissão de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação da Constituição. E suplente na Comissão de Direitos Humanos.

Ela ainda fez parte de colegiados temporários como a Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional, criada para debater as matérias elencadas na chamada Agenda Brasil. Foi vice-presidente da Comissão Especial para analisar o Pacto Federativo e participou, ainda, da comissão especial da Reforma Política e da CPI do Carf. Estes três últimos funcionaram ao longo de 2015.

Também presidiu o Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz e integrou a Procuradoria Parlamentar ao longo do biênio 2015-2016.

Dentre as inúmeras bandeiras que elegeu, dá destaque especial ao desenvolvimento regional e luta pela diminuição da desigualdade social.