Simone Tebet homenageia 45 anos da Embrapa em sessão especial do Senado

A Senadora Simone Tebet ressaltou a importância da Embrapa para o Brasil durante sessão especial para celebrar os 45 anos da Empresa.

“O produto principal do trabalho dos pesquisadores da Embrapa é o futuro. E a argamassa para a construção deste futuro é o conhecimento”, disse. Para Simone, a Embrapa é exemplo para as instituições de pesquisa, pública ou privada, com reconhecimento, inclusive, internacional. Ela ressaltou que hoje o Brasil é o maior produtor de café, suco de laranja, açúcar e carne bovina do mundo e que, na próxima safra, o País será, também, o maior produtor de soja do mundo.

Simone elogiou a atuação da Embrapa e disse que o trabalho dos pesquisadores traz grande retorno para o Brasil. Em 2017, para cada real recebido pela empresa, cerca de onze reais foram devolvidos à sociedade por meio de sua atuação que auxilia o produtor rural e a ampliação da produção.

Embrapa em Mato Grosso do Sul

A Embrapa em Mato Grosso do Sul possui três unidades de pesquisa: a Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Gado de Corte e Embrapa Pantanal.

A empresa atua no Estado visando a sustentabilidade. A Fazenda Pantaneira Sustentável, que determina o nível de sustentabilidade presente nas propriedades locais e o agroturismo são exemplos de projetos da Embrapa Pantanal.

A Embrapa Gado de Corte atua com foco no aumento da eficiência produtiva da pecuária. A unidade já é em uma referência mundial no desenvolvimento de cultivares de forrageiras tropicais e no aprimoramento de sistemas pecuários para o Brasil.

A Embrapa Agropecuária Oeste busca aprimorar as cadeias produtivas por meio do desenvolvimento de tecnologias como a integração Lavoura-Pecuária-Floresta, sistemas de plantio direto, manejo integrado de pragas e doenças, cultivos consorciados e sistemas agroecológicos, trabalhando com pequenos e grandes agricultores. Entre os destaques da unidade estão sua contribuição para a redução do uso de insumos e a diminuição de impactos sobre recursos naturais.

com informações da Assessoria de imprensa da Embrapa