20 projetos para aperfeiçoar o pacto federativo serão votados antes do recesso | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

20 projetos para aperfeiçoar o pacto federativo serão votados antes do recesso

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) participou da reunião dos integrantes da Comissão Especial do Pacto Federativo com o presidente do Senado, Renan Calheiros, nesta terça-feira (23), para entregar a lista de 20 projetos relativos ao Pacto Federativo que podem ser votados imediatamente. A ideia é iniciar as votações em julho. Os projetos não devem passar por comissões e serão votados direto em Plenário.
Simone, que é vice-presidente do colegiado, explicou que as matérias selecionadas não vão gerar nenhum ônus financeiro a Estados, Municípios ou à União. São temas como mudanças na repartição de tributos, modernização de legislação e fontes de recursos para saúde e segurança pública. “A mudança na legislação pode garantir a governadores e prefeitos mais recursos para investir nos serviços públicos e melhorar o atendimento à população”, disse.

Tempo record
Para agilizar o trabalho, a comissão atuou em três grupos temáticos: Organização Administrativa e Serviços Públicos; Finanças Estaduais e Finanças Municipais. O levantamento de projetos relativos a esses assuntos foi realizado em menos de um mês. A comissão foi instalada em 27 de maio.

Outras duas listas com projetos devem ser elaboradas para sugerir a inserção na ordem do dia do Senado, especialmente sobre o Orçamento da União. Mais complexos, estes projetos devem precisar de análise mais prolongada.

Os trabalhos da comissão especial do Pacto Federativo devem ser encerrados em setembro. Temas como ICMS, unificação de alíquotas e criação dos fundos de compensação e de desenvolvimento regional também estarão no relatório final.

Recentemente o Congresso realizou reuniões com governadores e prefeitos para ouvir as demandas dos entes federados.

Veja a lista dos Projetos do pacto federativo que deverão ter prioridade de tramitação

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Em audiência na CMO, Simone Tebet debate LDO

Em audiência na CMO, Simone Tebet debate LDO

“Em 2025 estamos mirando a meta zero”, afirmou a ministra, lembrando que o governo age com responsabilidade fiscal e compromisso social A ministra do Planejamento…

leia mais
Ministra Simone Tebet apresenta Rotas de Integração na China

Ministra Simone Tebet apresenta Rotas de Integração na China

“Viemos aqui buscar parcerias com a iniciativa privada e com o governo chinês”, resumiu a ministra A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o…

leia mais
Na Arábia Saudita, Tebet e Alckmin apresentam oportunidades na economia brasileira para investidores

Na Arábia Saudita, Tebet e Alckmin apresentam oportunidades na economia brasileira para investidores

Liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, delegação com ministros e empresários busca fortalecer as relações entre os países, atrair investimentos e abrir mercado para produtos brasileiros…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet