30% das cadeiras nos Legislativos e de cota no Fundo Partidário para mulheres | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

30% das cadeiras nos Legislativos e de cota no Fundo Partidário para mulheres

O Senado aprovou na noite desta quarta-feira (14) a PEC 18/2021 para inserir na Constituição a cota mínima de 30% do fundo de financiamento de campanha e do fundo partidário a para mulheres nas eleições proporcionais e majoritárias, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. A PEC ainda determina cota de 30% da propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV para candidaturas femininas.

Outro projeto aprovado (PL 1.951/21) garante o aumento progressivo de deputadas federais, estaduais e vereadoras no Brasil, até chegar ao mínimo de 30% das vagas em 2040. O texto começa prevendo um mínimo de 18% já nas eleições de 2022 e 2024 e vai subindo de forma escalonada para 20%, 22%, 26% até chegar a 30%.

“Estou na política há mais de 20 anos. Sou da época em que as mulheres saiam com pacotinhos de santinhos e alguns homens saíam – justamente porque não se faz política sem ajuda do Fundo – com cheques polpudos. Agora estamos constitucionalizando avanços que levamos anos para conseguir. Há mais de 10 anos a Bancada Feminina vinha, insistentemente, tentando inserir na Constituição a cota de 30% para o fundo eleitoral, o fundo partidário e o tempo de rádio e televisão. E, agora, também vamos estabelecer uma cota razoável de cadeiras nos Legislativos, numa graduação moderada, para que nós mulheres tenhamos, na média mundial que já é hoje, 30% de mulheres como deputadas federais, estaduais e vereadoras no ano de 2040”, disse a senadora Simone Tebet (MDB-MS), líder da Bancada Feminina.

A diferença para a legislação atual é que hoje é obrigatória a cota de 30% de candidaturas, o que não garante êxito eleitoral e, muitas vezes, estimula a fraude com a inserção de candidaturas laranja. Por falta de recursos e visibilidade nas campanhas eleitorais, as mulheres ocupam cerca de 15% das cadeiras na Câmara dos Deputados e 10% nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores.

O projeto original previa a garantia de cadeiras inicialmente com 15%, por iniciativa da senadora Simone Tebet MDB-MS), líder da Bancada Feminina, o índice vai iniciar com 18% já em 2022, se o projeto for aprovado a tempo na Câmara dos Deputados.

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet