Ministra Simone Tebet participa da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Ministra Simone Tebet participa da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas

Evento em Brasília reúne mais de 20 mil participantes, incluindo milhares de prefeitos de todas as regiões, para discutir investimentos, planejamento e cooperação federativa

Mais de 22 mil pessoas, incluindo 3 mil prefeitos de todas as regiões do país, participam do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que começou nesta terça-feira (11/02), em Brasília. O evento, que segue até quinta-feira (13), tem como foco fortalecer a cooperação entre municípios e governo federal, facilitando o acesso a recursos e políticas públicas. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, representou o órgão na cerimônia de abertura e acompanhará discussões ao longo do evento. O MPO participa da programação com oficinas e debates sobre gestão orçamentária, financiamento e planejamento estratégico.

Na abertura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a necessidade de integração entre União e municípios para a implementação de políticas públicas e reforçou que todos os prefeitos devem ter acesso aos recursos federais, independentemente de filiação partidária. Segundo ele, as ações do governo devem beneficiar diretamente a população, garantindo investimentos em infraestrutura e serviços essenciais.

“Quero que vocês tenham a confiança e a certeza absoluta de que, enquanto eu for presidente da República, nenhum prefeito e prefeita será discriminado por não ser do meu partido, porque não votou em mim, porque falou mal de um ministro. Todos têm direito porque todos foram eleitos e todos representam o povo. Fazemos a coisa não para o governador ou prefeito, mas para o povo da cidade que votou democraticamente”, disse Lula.

A fala do presidente reflete a estratégia do MPO de fortalecer a federação por meio da distribuição equilibrada e eficaz de recursos públicos. O apoio técnico e financeiro que a pasta presta a todos os municípios brasileiros é parte desse esforço que visa construir um Brasil mais justo.

Em seu discurso, o vice-presidente Geraldo Alckmin reforçou a importância da cooperação federativa para o desenvolvimento do país. Com 5.570 municípios e dimensões continentais, o Brasil exige uma articulação eficaz entre União, Estados e municípios para viabilizar políticas públicas e reduzir desigualdades regionais. “O caminho é fortalecer a federação. […] O governo não é eleito para fazer oposição. Governo faz parceria. O Governo do presidente Lula é o governo da parceira e do espírito republicano.”, afirmou.

Edvaldo Nogueira, ex-prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), destacou que é nas cidades onde a vida das pessoas acontece. Ele exemplificou a necessidade de um pacto federativo mais equilibrado mencionando situações cotidianas, como a de uma mãe que, de madrugada, precisa de um posto de saúde para atender seu filho com dignidade, ou a de trabalhadores que dependem de um sistema de mobilidade eficiente.

“É na cidade que acolhemos as pessoas que mais precisam. Por isso que é muito importante que, cada vez mais, haja mudança no pacto federativo para que as prefeituras e os prefeitos tenham mais recursos para poder tocar seu trabalho e a vida”, disse. 

O encontro acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, onde foi montada uma estrutura de 6.200 metros quadrados para exposições, atendimentos técnicos e conferências. Prefeitos eleitos para o mandato de 2025 a 2028 têm a oportunidade de dialogar diretamente com representantes de ministérios, bancos públicos e órgãos federais.

MPO capacita novos gestores

A programação do evento inclui uma série de capacitações voltadas ao aprimoramento da gestão municipal. Entre as atividades, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participa, amanhã (12), do Encontro de Prefeitas, Vice-Prefeitas e Gestoras Municipais, ao lado da ministra Cida Gonçalves (Mulheres), para debater estratégias para ampliar a participação feminina na administração pública. 

O MPO também promove a Oficina de Financiamento Externo, organizada pela Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Seiad). A atividade apresenta aos gestores municipais as possibilidades de captação de recursos junto a organismos internacionais, como Banco Mundial, BID e FONPLATA. Além disso, técnicos da Secretaria Nacional de Planejamento (Seplan) detalham a estrutura da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), explicando como esses instrumentos orientam a execução do orçamento público e o planejamento municipal.  Nessa oficina, será apresentado oficialmente aos prefeitos o Guia de Elaboração do Plano Plurianual para Municípios, com orientações e diretrizes aos gestores sobre o processo de elaboração dos PPAs municipais do ciclo 2026-2029. O guia foi publicado nesta terça-feira no site do MPO e gerou grande interesse entre os visitantes do estande do MPO neste primeiro dia de evento.

Outro ponto da programação é a apresentação da Estratégia Brasil 2050, um plano nacional de desenvolvimento sustentável que será lançado oficialmente na COP30, em Belém. O governo também conduz a Oficina de Avaliação de Políticas Públicas, coordenada pela Secretaria de Monitoramento e Avaliação (SMA), para capacitar gestores na mensuração do impacto e eficiência dos programas municipais. 

O evento será encerrado com um painel sobre a nova relação federativa e oportunidades para os municípios, que contará com a participação da ministra Simone Tebet, do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e de representantes do movimento municipalista. O debate abordará estratégias para ampliar os investimentos nas cidades e fortalecer a cooperação entre União e governos locais. 

Uma das inovações da programação é o Espaço Prefeitar, ambiente interativo que simula desafios reais da administração municipal. A experiência coloca os gestores diante de situações como crises orçamentárias e desastres naturais, incentivando a construção de soluções com apoio de especialistas.

Fonte: MPO

+ Notícias

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Ministra do Planejamento, Simone Tebet participou de anúncio de nova fábrica de celulose, que terá potencial de de 3,5 milhões de toneladas ao ano e…

leia mais
Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Primeiro projeto brasileiro aprovado pelo Focem em 12 anos, contorno terá custo total de US$ 7 milhões de dólares, dos quais US$ 5 milhões serão…

leia mais
Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet