A senadora Simone Tebet (PSDB-MS) explicou os pontos contrários à proposta do senador José Serra (PSDB-SP) sobre a alteração nas regras de exploração do pré-sal. A senadora apresentou a PEC 6/2016 para se contrapor ao projeto de Serra que acaba com a obrigatoriedade da participação da Petrobras na exploração de petróleo em águas profundas.
Nesta terça-feira, por votação apertada, de 33 a 31 votos, os senadores decidiram manter a tramitação da matéria em regime de urgência no Senado.
“Lamento que estejamos votando esta matéria de maneira tão açodada. Por que a pressa, se o próximo leilão do pré-sal só ocorrerá no segundo semestre de 2017?”, questionou Simone.
A parlamentar defende que o controle do investimento no pré-sal permaneça com o Brasil, por meio da Estatal. Ela teme que ocorra demissões e uma espécie de desindustrialização se a operação dos poços do pré-sal passar das mãos da Petrobras para multinacionais. Isso porque, não sendo operadora, a empresa perde o poder de decisão sobre onde adquirir os equipamentos, como sondas, por exemplo.
Ouça a íntegra da entrevista para a Rádio Senado
Assessoria de Imprensa