Ato Solene no Congresso para 25 de novembro: Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Ato Solene no Congresso para 25 de novembro: Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

No evento, Comissão de Combate à Violência contra a Mulher lança blog

A Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher do Congresso, a Procuradoria da Mulher do Senado e a Secretaria da Mulher da Câmara, realizaram ato solene nesta quarta-feira, dia 25 de novembro, em comemoração ao Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
No evento, foi lançado o blog Mulheres no Congresso – viver sem violência (www.mulheresnocongresso.com). O blog é a ferramenta on line de divulgação do trabalho da Comissão. Nele, serão publicadas informações, vídeos, fotos e convites para as próximas reuniões e eventos, a composição da comissão, pautas, notas taquigráficas e reuniões já realizadas, além de artigos das deputadas e senadoras. É um espaço institucional aberto aos 37 integrantes da Comissão e é uma fonte de consulta para quem pesquisa e atua em relação ao tema.

A presidente da comissão, senadora Simone Tebet (PMDB-MS) disse que o colegiado tem duas grandes causas: “combater a violência contra a mulher e diminuir a discriminação racial”. Ela lamentou o aumento expressivo dos homicídios de mulheres negras.

Em 2013, morreram assassinadas quase 67% a mais de mulheres negras do que brancas, segundo o Mapa da Violência 2015, que foi apresentado durante o evento, pelo coordenador da pesquisa, Júlio Jacobo. O estudo, divulgado recentemente, revela que 13 mulheres são assassinadas por dia no Brasil.

Em seus discursos, as parlamentares manifestaram o compromisso de permanecer na luta de combate a violência contra a mulher, impedindo retrocessos em suas conquistas, ameaçada nos últimos tempos pelo conservadorismo do Congresso.

A deputada Luizianne Lins (PT-CE), relatora da comissão, disse que campanha 16 Dias de Ativismo representa o “momento-chave para que as mulheres não cedam em seus direitos conquistados”, disse.

Entre as conquistas, a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, citou a aprovação da lei do feminicídio, que agrava a pena quando crime for praticado contra a mulher por razões da condição de sexo feminino. “As mulheres brasileiras estão mudando o rumo desse país”, disse.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Por Simone Tebet* “Como indivíduos, passamos. Mas nossos sonhos e lutas pela humanidade ficam. O que defendemos e valorizamos permanece além de nossa existência”, diz…

leia mais
Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Ministra Tebet ressaltou que os recursos do fundo são fundamentais para financiamento de políticas estruturantes em municípios com IDH baixo O Conselho Mercado Comum do…

leia mais
Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Projeto Cerrado contou com investimento de R$ 22,2 bilhões e se enquadrou como obra do Novo PAC; construção gerou 10 mil empregos Ao lado do…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet