Por iniciativa de Simone Tebet, governadores apresentam Consórcio Brasil Central no Senado | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Por iniciativa de Simone Tebet, governadores apresentam Consórcio Brasil Central no Senado

 

Os governadores dos seis estados que compõem o Consórcio Brasil Central participaram de reunião na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado para apresentar os objetivos do grupo e falar sobre as alternativas para o Brasil sair da crise. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (11) por iniciativa da senadora Simone Tebet (PMDB-MS).

Simone ressaltou a importância da formação do bloco econômico para reivindicar recursos junto à União para desenvolver projetos, como por exemplo, os de infraestrutura logística, além de ajudar a promover o desenvolvimento e a geração de emprego e renda. Os seis estados abrangem 25% do território brasileiro e 20 milhões de brasileiros. O PIB do bloco representa 11,2% da riqueza nacional. “A união de esforços facilita as tratativas com o Governo Federal. Dizer não a um estado é fácil. Difícil é dizer não a seis estados, 18 senadores, 57 deputados federais. Quero ver quem terá coragem de dizer não aos responsáveis por boa parte da produção agropecuária do País”, disse a parlamentar sul-mato-grossense. Simone defendeu a aprovação do Plano Nacional de Desenvolvimento Regional, que tramita no Senado.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, destacou a importância do apoio do Senado ao consórcio que reúne os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia e o Distrito Federal.

Azambuja destacou como fundamental criar uma política regional em torno da melhoria da infraestrutura logística. Também defendeu a priorização da questão sanitária. Ele ressaltou a contribuição do agronegócio no fortalecimento da balança comercial e lamentou que a questão sanitária pode ser uma barreira ao ingresso no mercado internacional. Azambuja também manifestou preocupação para que a reforma do ICMS não prejudique os estados.

O presidente do Consórcio Brasil Central, governador Marconi Perillo (GO), disse que entre as prioridades estão os setores da agropecuária, industrialização, educação, empreendedorismo, inovação em ciência e tecnologia e a competitividade regional.

Ousadia
O ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Magabeira Unger, um dos idealizadores e incentivador do movimento Brasil Central, esteve na reunião. Ele disse que a política regional deve ser construída de baixo para cima, das regiões para a União, e não o contrário. Elogiou a iniciativa dos governadores afirmando que eles têm a “ousadia para fazer o diferencial”.

O governador Rodrigo Rollemberg (DF), citou o turismo como uma forma de impulsionar o crescimento da região. Comentou das necessidades de melhorar a infraestrutura logística e rodovias e ferrovias e da capacidade energética. O governador Confúcio Moura (RO) disse que a intenção do movimento é criar um pato do desenvolvimento e do progresso do Brasil. Ele criticou a crise política e disse que o consórcio foi criado por ausência de lideranças para apontar alternativas a fim de impulsionar a economia neste momento difícil. O governador Marcelo Miranda (TO) destacou o potencial da região que é responsável por 26% da produção do Brasil.

Presidente do Senado
Após a reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional, os governadores e parlamentares reuniram-se com Renan Calheiros na Presidência do Senado.

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Por Simone Tebet* “Como indivíduos, passamos. Mas nossos sonhos e lutas pela humanidade ficam. O que defendemos e valorizamos permanece além de nossa existência”, diz…

leia mais
Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Ministra Tebet ressaltou que os recursos do fundo são fundamentais para financiamento de políticas estruturantes em municípios com IDH baixo O Conselho Mercado Comum do…

leia mais
Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Projeto Cerrado contou com investimento de R$ 22,2 bilhões e se enquadrou como obra do Novo PAC; construção gerou 10 mil empregos Ao lado do…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet