Governo Federal terá 48h para reconhecer situação de emergência ou calamidade pública | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Governo Federal terá 48h para reconhecer situação de emergência ou calamidade pública

Comissão aprova relatório de Simone Tebet a projeto que garante agilidade na liberação de recursos públicos para socorrer as vítimas de tragédias ambientais

A Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado aprovou, nesta quarta-feira (25), o projeto (PLC 30/2015), que estipula prazo de até 48h para que o Poder Executivo Federal reconheça a situação de emergência ou o estado de calamidade pública requerido por Estado, Distrito Federal ou Município.

A relatora, senadora Simone Tebet (PMDB-MS) explicou que esse reconhecimento é condição prévia para que o Governo Federal possa proceder à transferência de recursos destinados às ações de resposta e de recuperação em áreas atingidas por desastres. Ela disse que a rapidez no reconhecimento dessas circunstâncias é fundamental para agilizar as ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais.

“Esse projeto é uma resposta, não só a Mariana e a todas as regiões vitimadas por essa imensa tragédia. Infelizmente, as catástrofes vão continuar acontecendo e a ação de socorro às pessoas e ao meio ambiente são essenciais. Muitas famílias não perdem apenas suas casas e bens materiais, perdem entes queridos e suas memórias. Sabendo do desastre, o Poder Público terá de dar respostas rápidas e eficientes”, disse a senadora Simone Tebet.

Compete ao Ministério da Integração Nacional, com base nas informações obtidas e na sua disponibilidade orçamentária e financeira, definir o montante de recursos a ser disponibilizado. A proposição fixa prazo de até 48h para que a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, que é o órgão responsável pelo reconhecimento do estado de calamidade e da situação de emergência, decrete esta situação, permitindo ao ente federativo – os Estados, o Distrito Federal e os Municípios – buscar recursos em todos os Ministérios e órgãos do Poder Executivo Federal.
“Neste momento, em que o País acompanha, traumatizado, a tragédia que se abate sobre a comunidade de Bento Rodrigues, no município de Mariana/MG, cabe lembrar que os desastres não decorrem apenas de eventos naturais, mas também de eventos decorrentes da própria ação humana. Qualquer que seja a sua origem, entretanto, demandam pronta resposta do Poder Público”, defendeu Simone Tebet.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Por Simone Tebet* “Como indivíduos, passamos. Mas nossos sonhos e lutas pela humanidade ficam. O que defendemos e valorizamos permanece além de nossa existência”, diz…

leia mais
Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Ministra Tebet ressaltou que os recursos do fundo são fundamentais para financiamento de políticas estruturantes em municípios com IDH baixo O Conselho Mercado Comum do…

leia mais
Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Projeto Cerrado contou com investimento de R$ 22,2 bilhões e se enquadrou como obra do Novo PAC; construção gerou 10 mil empregos Ao lado do…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet