A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) disse que faltam recursos do BNDES para o Mato Grosso do Sul durante votação de projeto na Comissão de Desenvolvimento Regional, nesta quarta-feira (8).
Ela apoiou o projeto (PLS 145/2013) que obriga o BNDES a direcionar 35% de recursos a taxas subsidiadas para projetos que beneficiem as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Durante a discussão da matéria, ela questionou os critérios do BNDES para seleção de projetos a serem financiados.
“Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, oito aeroportos regionais precisam de recursos, inclusive do BNDES, para serem financiados. Não temos rodovias duplicadas. Não é porque hoje faltam projetos que nós só temos 28,9% dos financiamentos do BNDES. É porque não são escolhidos os projetos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. É porque há um critério de discricionariedade do colegiado do BNDES, que decide financiar um projeto no Sudeste em detrimento de outro no Norte. Hoje não faltariam tomadores de recursos, ou seja, pessoas que querem investir nessas regiões e não conseguem financiamento. Além disso, temos ainda os investimentos necessários na área de infraestrutura que o BNDES pode financiar para governos locais ou até para empresas públicas”, disse Simone Tebet.
A senadora destacou que em 2014, 28,9% dos financiamentos do BNDES foram destinados ao Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto que 77,8% foram destinados a projetos das regiões Sul e Sudeste. Durante a discussão da matéria, ela sugeriu deixar claro no texto que os tomadores do empréstimo sejam da iniciativa privada ou do poder público até atingir o patamar total de 35%.
Assessoria de Imprensa