Eleições no Senado: Simone Tebet atua para ajudar candidatura anti-Renan | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Eleições no Senado: Simone Tebet atua para ajudar candidatura anti-Renan

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) disse, nesta sexta-feira, que o Senado precisa de um presidente sintonizado com as ruas, que tenha condições de negociar com o Executivo aquilo que é de interesse da população e não só queira negociar interesses pessoais. Assim, ela explica sua atuação em prol de uma candidatura anti-Renan.

A eleição do novo presidente do Senado ocorre na noite desta sexta-feira (1º). Já oficializaram suas candidaturas os senadores Fernando Collor (Pros-AL), Reguffe (sem partido), Alvaro Dias (Podemos-PR), Major Olimpo (PSL-SP) e Angelo Coronel (PSD-BA). Renan Calheiros (MDB-AL) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) devem colocar suas candidaturas até às 18h.

A senadora Simone explicou por que desistiu de se anunciar como candidata avulsa. “Eu ia numa candidatura apoiada por um partido fora (do MDB), mas percebi que a minha candidatura poderia atrapalhar a estratégia e dividir ainda mais os votos (de um candidato viável para derrotar Renan), então, entrei na campanha anti-Renan. Nós estamos todos nos unindo para poder garantir num segundo turno alguém com condições de vencer as eleições”, afirmou.

Simone tem a expectativa de uma sessão dura. Segundo ela, apesar de o senador Davi Alcolumbre ser candidato, não haveria impedimento para que ele abrisse a sessão e permitisse questionamentos sobre o voto fechado. Os opositores a Renan temem que se o senador mais antigo presidir o processo, prevalecerá o voto fechado. É que o senador José Maranhão (MDB-MA) é alinhado ao senador Renan Calheiros. “Será um embate muito duro. Primeiro, quem é que preside? Segundo, se eles vão aceitar ou não discutir a questão do voto aberto ou fechado?”, explicou. Para Simone, Renan concorre fragilizado e um indicativo disso é a insistência para que não haja transparência para que a população saiba como votaram seus representantes.

Liberdade

Simone Tebet também comentou os motivos da sua saída da liderança do MDB na última terça-feira (29). “Abri mão da liderança do MDB para ter liberdade de votar a favor das minhas convicções. Ser líder de uma bancada rachada, que não tem sintonia com o que a gente pensa também não resolve nada. Então renunciei à liderança para poder ter liberdade nesses próximos quatro anos e ajudar o Brasil”, esclareceu.

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Ministra participou do evento em Fortaleza, onde falou da importância do censo das favelas para a definição de políticas públicas Estamos ajustando as contas para…

leia mais
Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

O documento, assinado durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, busca fortalecer o intercâmbio e cooperação entre os dois países em áreas como…

leia mais
Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Com foco no crescimento do Estado e melhores condições de infraestrutura, o governador Eduardo Riedel discutiu nesta segunda-feira (18) investimentos e obras federais que estão…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet