Simone Tebet cobra mais diálogo de Bolsonaro | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet cobra mais diálogo de Bolsonaro

“Talvez ele esteja conversando com as pessoas erradas”, diz senadora
Senadora Simone Tebet diz que centrão não existe no Senado Federal - Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado
A senadora Simone Tebet (MDB), em entrevista ao Correio do Estado, cobrou do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), mais diálogo com os parlamentares que fazem parte da “renovação”. A parlamentar acredita que Bolsonaro está conversando com as pessoas erradas dentro do Congresso Nacional e que isso poderá prejudicar o governo. “As manifestações foram um termômetro e mostraram que houve um protesto contrário ao congresso e em relação ao centrão; e o presidente perde um pouco; ele não pode se dar ao luxo disso, ele precisa aprovar os projetos relevantes como as próprias reformas”, avaliou.

A senadora declarou que Bolsonaro precisa mudar o discurso sobre política velha e política nova e fazer mais aliados dentro do congresso. “Nesse ponto eu tenho todas as críticas ao presidente, acho que não é nova ou velha política; é boa ou má política. Ele mesmo foi 28 anos como deputado federal e ele não é a velha política. Ele representa, pelo menos é o que a princípio aparenta, a boa política. Ele tem boas intenções”, ponderou.

Tebet considera má político aquele que faz conchavos para conseguir cargos em troca de votos. “E se for escolher entre a nova e a velha política, eu prefiro a velha política de Ulisses Guimarães, de Pedro Simon, do meu pai Ramez Tebet, eram pessoas que viveram a vida inteira na política e eles não podem ser incluídos como a velha política no sentido negativo”, defendeu.

A estratégia defendida pela senadora é de que o presidente precisa mudar o discurso e não colocar todos no mesmo “balaio”. “Ele fala que o congresso não está ajudando a governar, isso não é uma realidade, talvez ele esteja procurando as pessoas erradas, como o centrão. O centrão é uma coisa, ele é a minoria e não existe centrão no Senado”, declarou.

Nas eleições de 2018 que ocorreram em todo o Brasil, houve renovação de mais de 50% na Câmara dos Deputados e 70% no Senado, diante disso, Tebet acredita que o presidente não está conversando com essa “política nova”. “O povo colocou gente nova junto com pessoas experientes, o povo votou errado de novo? Ou o presidente que não está conversando com o novo?”, indagou.

Tebet jogou a culpa da falta de diálogo, apontada por ela, nas costas da equipe de governo do presidente. “Acho que a equipe do presidente está pecando nessa interlocução com o congresso. Hora que ele formar base sólida, sem conchavo na base das boas intenções. E dizer venham governar comigo na área do meio ambiente, da educação, da saúde ele forma a maioria para passar os grande projetos relevantes pro País”, apostou.

MANIFESTAÇÕES

Sobre as manifestações populares que ocorreram em várias cidades do Brasil, a senadora não quis qualificar os movimentos. “Ao meu ver não foi grande nem pequena. Ela é um termômetro para analisar o que a população quer”, avaliou.

Tebet acredita que os movimentos de ontem não demonstraram apenas apoio ao presidente. “Nós vimos apoio à pautas do presidente”, finalizou.

CONFIRA O VÍDEO DA ENTREVISTA:

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Tebet acompanha leilão de concessão da Rota da Celulose, vencido pelo consórcio K&G e com previsão de investimento de R$ 10 bilhões

Tebet acompanha leilão de concessão da Rota da Celulose, vencido pelo consórcio K&G e com previsão de investimento de R$ 10 bilhões

Obras abarcam mais de 870 quilômetros, passando por 9 municípios do MS; duas de suas rodovias integram a Rota Bioceânica de Capricórnio O consórcio K&G,…

leia mais
Ministra diz que Brasil precisa planejar o futuro e não apenas reagir ao presente

Ministra diz que Brasil precisa planejar o futuro e não apenas reagir ao presente

Durante os Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2050 no Distrito Federal, Simone Tebet afirma que Brasil vive hoje as consequências de escolhas não…

leia mais
Rota que vai ligar sul, sudeste e centro-oeste ao Pacífico deve começar a operar em 2026, diz Tebet

Rota que vai ligar sul, sudeste e centro-oeste ao Pacífico deve começar a operar em 2026, diz Tebet

Obras da Rota 4, conhecida como Bioceânica de Capricórnio, estão em fase final; infraestrutura deve reduzir custos logísticos, ampliar comércio com a Ásia e fortalecer…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet