Maior combate ao tabagismo passa pelo Senado | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Maior combate ao tabagismo passa pelo Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (03), em decisão terminativa, o projeto que amplia as ações de combate ao consumo de cigarros no Brasil. O texto proíbe a propaganda nos postos de venda; a inserção de sabor e aroma nos cigarros e torna infração de trânsito gravíssima com cobrança de multa o fumo em veículos com passageiros menores de 18 anos. Após aprovação na CCJ, se não houver recurso para votação em Plenário, a matéria seguirá para a Câmara dos Deputados.

O projeto é do senador José Serra (PSDB-SP) e foi relatado pela senadora Leila Barros (PSB-DF). O texto ainda previa a uniformização das embalagens, mas, a medida foi alterada sob a alegação de que os chamados “maços genéricos” – com design gráfico único, cores e fontes iguais –, “poderiam deixar as marcas desprotegidas e facilitar a falsificação do produto”, explicou a relatora do projeto.

Propaganda

O projeto aprovado determina vedação total da propaganda de cigarros nos postos de venda. Atualmente, a publicidade de derivados do fumo é autorizada apenas para pôsteres, painéis e cartazes na parte interna dos locais de venda. O texto aprovado hoje na CCJ também limita o espaço para a marca do cigarro a 35% da parte frontal da embalagem.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da CCJ, declarou seu apoio ao projeto. Ela ressalta que, pelo menos, 50 doenças estão associadas ao fumo, como câncer, AVC, infarto e hipertensão. “O fumo faz mal à saúde e vicia, independentemente de o cigarro ser falsificado ou não. Por isso, sou favorável a projetos que podem ajudar a inibir o aumento do tabagismo, principalmente entre os jovens”, disse Simone.

Para ela, a saída encontrada para resolver a questão da “embalagem genérica” foi positiva. “A manutenção de grande parte do texto original e os ajustes necessários, como a questão da embalagem, foram avanços importantes, especialmente para se evitar o contrabando de cigarros falsificados e ajudar a reduzir o consumo”, disse Simone.

Antes da votação desta quarta-feira, a CCJ realizou audiência pública, em maio, sobre o tema, quando especialistas afirmaram que a propaganda e os aditivos aos cigarros podem estimular o vício em jovens e crianças.

Na ocasião, a representante da ACT Promoção da Saúde, Ticiana Imbroisi disse que a indústria do fumo tem adotado um marketing sorrateiro, com a adoção das mídias sociais para fazer propaganda ilegal, a partir de hashtags específicas que remetem ao fumo e mostram o produto de forma benéfica em ambientes descolados.

Para a secretária executiva do Comissão Nacional para Implementação da Convenção-quadro para Controle do Tabaco, Tânia Cavalcante, o projeto ajuda a restringir “práticas desleais de mercado voltadas à venda de cigarro a menores”, proibida por lei.

E a representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gloria Latuf, lembrou que a OMS defende o banimento dos aditivos, que mascaram o sabor e o odor desagradável do cigarro e a aspereza da fumaça.

Assessoria de Imprensa / Raquel Madeira

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Brasília será sede do Fórum Empresarial Brasil-Chile, com a participação da ministra Simone Tebet

Brasília será sede do Fórum Empresarial Brasil-Chile, com a participação da ministra Simone Tebet

Evento terá dia dedicado à Rota 4, a Bioceânica de Capricórnio, do projeto Rotas de Integração Sul-Americana No dia 23 de abril, ocorrerá o Fórum…

leia mais
Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Ministra do Planejamento, Simone Tebet participou de anúncio de nova fábrica de celulose, que terá potencial de de 3,5 milhões de toneladas ao ano e…

leia mais
Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Primeiro projeto brasileiro aprovado pelo Focem em 12 anos, contorno terá custo total de US$ 7 milhões de dólares, dos quais US$ 5 milhões serão…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet