Depois da Reforma da Previdência, Simone Tebet defende digital do Senado em prol da justiça social nas pautas econômicas e de interesse dos estados | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Depois da Reforma da Previdência, Simone Tebet defende digital do Senado em prol da justiça social nas pautas econômicas e de interesse dos estados

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, elogiou a atuação dos senadores que buscaram construir consensos a partir do diálogo e da moderação para aprovar o texto principal da Reforma da Previdência, em discurso no Plenário do Senado nesta quarta-feira (23). A votação foi finalizada no início da tarde desta quarta-feira.

Ela ressaltou que agora, superada a Reforma da Previdência, o foco deverá ser a pauta econômica, da segurança pública e do pacto federativo. Reforçou a importância de o Senado não ser “mero carimbador” e o seu papel no fortalecimento da democracia brasileira.

“Daqui para frente – deixando de lado a reforma da previdência, que era urgente –, o novo pacto federativo que vai vir, a reforma administrativa que vai vir, as novas leis, projetos e reformas, necessários ao País, que virão do Governo Federal virão por iniciativa do Governo, mas terão a digital da justiça social que o Senado Federal tem de representar, terão a digital do consenso pela democracia, do consenso pelo avanço, do consenso da igualdade de oportunidades para todos”, disse da tribuna. “Que venham outras reformas, mas que nós tenhamos sempre aqui a consciência de que o Brasil tem pressa, que o senso de urgência que os sem-teto, os sem instrução, os sem emprego nos impõem venha de forma premente e que, se nós não dermos respostas à altura e imediata, nós seremos cobrados por isso”, complementou.

Dever cumprido

A senadora iniciou seu discurso dizendo que a votação da reforma da previdência traz a ela a “sensação de dever cumprido”, de algo reconhecido como necessário. “Eu venho a esta tribuna dizer que me debrucei sobre a reforma da previdência desde o dia 8 de agosto. Recebi uma missão para, em 30 dias, cumprindo o prazo regimental, apresentar, em nome de toda a Comissão, a reforma da previdência ao Plenário do Senado. Quero fazer um agradecimento a toda a Comissão de Constituição e Justiça e reconhecer que nós não avançaríamos se não fosse o empenho de todos, da situação e da oposição”, disse ao elogiar o relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Para ela, Tasso “soube reconhecer os erros e os excessos da reforma apresentada pela Câmara dos Deputados e teve a capacidade de, no seu relatório, tirar as injustiças como o BPC, o trabalho rural, entre tantos”.

Para Simone Tebet, o Senado encerra o processo de votação do texto base da Reforma da Previdência como a instituição mais democrática do País. “O diálogo, equilíbrio e moderação que tanto faltam nas ruas, tivemos a figura equilibrada da oposição responsável, consciente do Senador Paulo Paim”, disse.

“Seremos cobrados pela história, mas a história também fará justiça ao reconhecer que o Senado Federal não foi carimbador da reforma vinda da Câmara. Fizemos as primeiras alterações e faremos as demais na PEC paralela. Mais do que isso, hoje este Senado Federal passou a voltar a ser a maior instituição democrática deste País. Quando, numa ampla concertação, através do diálogo e da moderação, nós conseguimos chegar ao resultado ideal de um impasse que não tinha nenhum sinal de ser solucionado”, afirmou.

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Ministra do Planejamento, Simone Tebet participou de anúncio de nova fábrica de celulose, que terá potencial de de 3,5 milhões de toneladas ao ano e…

leia mais
Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Primeiro projeto brasileiro aprovado pelo Focem em 12 anos, contorno terá custo total de US$ 7 milhões de dólares, dos quais US$ 5 milhões serão…

leia mais
Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet