Comissão para acompanhar incêndios no Pantanal é instalada | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Comissão para acompanhar incêndios no Pantanal é instalada

Primeira diligência será em MT, no sábado

A Comissão Temporária Externa para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal foi instalada na tarde desta quarta-feira (16), em reunião remota. O senador Wellington Fagundes (PL-MT) foi eleito presidente e o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), relator. O colegiado é composto também pelas senadoras sul-mato-grossenses Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (PSL). A primeira diligência já foi marcada para o próximo sábado, dia 19. A segunda visita in loco será em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, na outra semana. A data ainda será confirmada. A Comissão está prevista para durar 90 dias.

A senadora Simone Tebet lembrou que o Pantanal ocupa 1/4 do Mato Grosso do Sul e que o dano das excessivas queimadas já consumiu 20% do bioma. Além do impacto ambiental e para a população pantaneira, há o prejuízo econômico para o estado. “Essa comissão é pequena porque ela tem que ser proativa, rápida, emergencial. Ela vai apresentar para o País, através de uma legislação, de um Estatuto, seja do que for, uma saída, uma solução, para que no ano que vem nós possamos estar comemorando a vida que pulsa no Pantanal”, disse. A senadora ainda ressaltou que o problema do fogo no Pantanal são os incêndios criminosos. “É a mão do homem no momento errado, na hora errada, como está acontecendo”, constatou.

Diligências

No Mato Grosso, a Comissão vai a Poconé e Porto Cerrado já no próximo sábado. Estão programadas visitas ao posto fiscal e espaço de acolhimento dos animais; representantes de proprietários de fazendas e pousadas, ONGS e cientistas; sobrevoo de helicóptero na região afetada pelas queimadas; e reunião com as equipes que estão atuando na região.

O senador Nelsinho Trad, relator da Comissão, deve apresentar em breve o plano de trabalho e também sugeriu que a primeira diligência de Mato Grosso do Sul ocorra em Corumbá. A cidade está tomada pela cinzas das queimadas.

O presidente da Comissão, senador Wellington Fagundes, disse que o fogo já consumiu 3 milhões de hectares de incêndio no Pantanal nos dois estados. Ele também lamentou que Cuiabá, capital de MT, está tomada pela fumaça, gerando dano à saúde pública de modo geral.

União ruralistas e ambientalistas

A senadora Simone Tebet também disse que foi surpreendida positivamente pela aliança inédita entre ONGs e agronegócio em prol da proteção da Amazônia. “Não imaginava que viveria para ver o início da união de entre ambientalistas e ruralistas, apresentando propostas para a questão do desmatamento da Amazônia. Muito dessa seca do Pantanal advém do que ocorre na Amazônia”.

Assessoria de imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Ministra do Planejamento, Simone Tebet participou de anúncio de nova fábrica de celulose, que terá potencial de de 3,5 milhões de toneladas ao ano e…

leia mais
Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Primeiro projeto brasileiro aprovado pelo Focem em 12 anos, contorno terá custo total de US$ 7 milhões de dólares, dos quais US$ 5 milhões serão…

leia mais
Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet