Senado aprova Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica e a criminalização da violência psicológica | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Senado aprova Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica e a criminalização da violência psicológica

O Senado aprovou o projeto (PL 741/2021) que cria o programa Sinal Vermelho, uma iniciativa para dar visibilidade às denúncias de vítimas de violência doméstica e familiar, por meio de um canal silencioso, seguro e de encaminhamento imediato.

O texto foi apresentado pela deputada Margarete Coelho (PP/PI), por meio da iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

O programa estimula mulheres a marcarem a mão com um X vermelho para sinalizar atendentes de estabelecimento comercial ou de órgãos públicos de que ela está sofrendo violência doméstica. Ao identificar o sinal, o atendente deve ligar para a polícia ou para os outros órgãos integrantes da rede de atendimento à mulher.

Aprovado na Câmara, o texto foi relatado pela senadora Rose de Freitas (MDB-ES) e votado pelo Senado nesta quinta-feira (1º). Será enviado à sanção.

“O projeto que já é bom, que tem o dedo da AMB, do Conselho Nacional de Justiça, do CNMP, foi aperfeiçoado na Câmara e no Senado para estabelecer vínculo do governo federal com a iniciativa privada nesse Sinal Vermelho (contra a violência doméstica)”, disse a Líder da Bancada Feminina no Senado, Simone Tebet (MDB-MS) durante a votação da matéria.

Violência psicológica
O projeto também inclui no Código Penal o crime de violência psicológica contra a mulher, a ser atribuído a quem causar dano emocional. Ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem e ridicularização podem passar a ser punidos com pena de reclusão de seis meses a dois anos, além de multa. O crime de violência psicológica passa a ser caracterizado como aquele que causa dano emocional à mulher, prejudicando ou perturbando o seu “pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões”.

Simone Tebet ainda destacou que o projeto transforma a violência psicológica em um tipo penal para punir agressores. “É um dia para ficar marcado”, comemorou.

Assessoria de imprensa com informações da Agência Senado

+ Notícias

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Ministra participou do evento em Fortaleza, onde falou da importância do censo das favelas para a definição de políticas públicas Estamos ajustando as contas para…

leia mais
Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

O documento, assinado durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, busca fortalecer o intercâmbio e cooperação entre os dois países em áreas como…

leia mais
Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Com foco no crescimento do Estado e melhores condições de infraestrutura, o governador Eduardo Riedel discutiu nesta segunda-feira (18) investimentos e obras federais que estão…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet