Lei da violência política de gênero vale para 2022 | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Lei da violência política de gênero vale para 2022

A pré-candidata à presidência da República, senadora Simone Tebet, disse não estar preocupada com a possibilidade de desconstrução da sua imagem durante o processo eleitoral. Ela é a única mulher a ser lançada para o pleito até o momento. Ela acredita que a população está mais consciente sobre o uso das redes sociais.

“Acredito que a própria população vai saber diferenciar e vai rechaçar aquele candidato que, de alguma forma, quiser ganhar a eleição baseado na construção da imagem do outro, provavelmente, vai sofrer nas urnas”, disse sem desconsiderar que o embate eleitoral será duro.

Simone lembrou que já está em vigor a Lei da violência política de gênero. Assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidatas passou a ser crime. O texto estabelece regras para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher.

“Ou seja, se você usar as redes sociais para denegrir a imagem, seja de quem for, com fake News, com montagem, que é muito comum. No caso da mulher, pelo lado sexual, montam-se imagens, criam-se falas, deturpam-se uma situação, essa pessoa vai ser responsabilizada com ação criminal”, explicou.

A propaganda partidária que deprecie a condição de mulher ou estimule a sua discriminação, ou em relação à sua cor, raça ou etnia está proibida.

A prática será punida com pena de reclusão, de 1 a 4 anos, e multa. Se a violência política for contra candidatas gestantes, maiores de 60 anos ou com deficiência, a pena será aumentada em 1/3.

Simone ressaltou que também será responsabilizado e punido, não apenas quem produzir, mas quem difundir conteúdo para agredir,  injuriar ou difamar mulheres candidatas pelas redes sociais, por meio de vídeos ou conteúdos inverídicos.

https://soundcloud.com/simone-tebet/lei-da-violencia-politica-de?si=13e57e5ba7354a7ca8f7c7b991b220fc&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

+ Notícias

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
“Planejar é garantir que o que faltou no passado não falte no futuro”, diz Tebet em São Paulo

“Planejar é garantir que o que faltou no passado não falte no futuro”, diz Tebet em São Paulo

Ministra do Planejamento participou dos Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050, na Fiesp, e afirmou que o plano de longo prazo terá a…

leia mais
Tebet propõe incluir meta de dobrar PIB per capita em 25 anos durante diálogos da Estratégia Brasil 2050 em MG

Tebet propõe incluir meta de dobrar PIB per capita em 25 anos durante diálogos da Estratégia Brasil 2050 em MG

A Ministra do Planejamento e Orçamento sugeriu em Belo Horizonte que o planejamento de longo prazo incorpore esse compromisso como caminho para reduzir a pobreza,…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet