Simone Tebet realça a importância da “economia verde”, em encontro com empresários no PR | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Simone Tebet realça a importância da “economia verde”, em encontro com empresários no PR

Simone Tebet, pré-candidata do MDB à Presidência da República, ressaltou ontem, em Curitiba, a importância da economia verde para o Brasil. “Temos de mostrar ao mundo que o agronegócio não é o vilão do meio ambiente”, disse. “Ao contrário, um depende do outro.” A afirmação foi feita na noite desta sexta-feira (11/03), em um encontro com empresários, concluído por volta das 21 horas, na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP). Participaram do evento integrantes da ACP, presidida por Camilo Turmina, e do Movimento Pró-Paraná, liderado por Marcos Domakoski.

A pré-candidata observou que existe um problema grave e complexo na Amazônia Legal, provocado por grupos de grileiros. “Mas a maior parte da nossa produção não está lá”, ponderou. “Ela está no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e em regiões do Nordeste.” Para a senadora, a busca por um “selo verde” em particular e do respeito incondicional ao meio ambiente são essenciais para os negócios do Brasil. “Sem isso, as portas do comércio exterior vão se fechar para os nossos produtos e isso já está acontecendo”, frisou. “Assim, temos de avançar com as políticas para fomentar a economia verde e a energia renovável.”

Simone também falou da importância do fortalecimento da indústria do país, até mesmo como uma forma de agregar valor à produção nacional. “Precisamos de um estado amigo de quem produz”, afirmou. “Na verdade, nos falta um governo que conheça o Brasil.” Para ela, é preciso ainda mudar a imagem do país no exterior, hoje abalada por uma série de equívocos na forma de abordar e conduzir as relações internacionais. “Mas ninguém muda isso tratando mal seus vizinhos”, notou. “Não podemos continuar com essa história de, se é de direita, só olha para a Europa, se é de esquerda, só quer saber do Mercosul.”

Em relação à política, a parlamentar criticou o fisiologismo. “Temos de trabalhar com o Congresso”, disse. “Podemos até ter políticos atuando no Executivo, mas com base na competência e na capacidade de execução dos objetivos de determinada pasta.” Simone alertou, contudo, que abraçará pessoalmente o Ministério da Educação, uma área que, como dizem, é transversal e, por isso, central para o desenvolvimento do país.

A pré-candidata, por fim, realçou a importância da democracia e do papel do MDB no momento atual do país. “Eu nasci na década de 1970 e aos 15 anos fui para as ruas lutar por democracia”, disse. “Hoje, vemos a nossa democracia sendo abalada todos os dias e não é só pelo governo. Isso também é feito por uma minoria raivosa da classe política, que só faz promover a polarização entre a direita e a esquerda”, acrescentou. “Mas estou aqui para dizer que o MDB, aquele gigante que lutou contra os cães da ditadura, acordou e está fazendo isso com base em uma nova geração. É isso o que vamos mostrar agora para o país.”

+ Notícias

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Ministra do Planejamento, Simone Tebet participou de anúncio de nova fábrica de celulose, que terá potencial de de 3,5 milhões de toneladas ao ano e…

leia mais
Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Primeiro projeto brasileiro aprovado pelo Focem em 12 anos, contorno terá custo total de US$ 7 milhões de dólares, dos quais US$ 5 milhões serão…

leia mais
Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet