A senadora Simone Tebet, pré-candidata à Presidência da República pelo centro democrático (MDB, PSDB e Cidadania), concedeu na manhã de hoje, segunda-feira (27/06), quatro entrevistas a rádios de Aracaju (SE), sendo duas delas presenciais, ao lado do senador Alessandro Viera, pré-candidato ao governo de Sergipe pelo PSDB. A atuação conjunta de Simone e Viera ganhou notoriedade durante a CPI da Covid, no Congresso Nacional.
Nas entrevistas, um dos temas mais abordados pelos jornalistas foi a crise do preço dos combustíveis. A parlamentar observou que o governo federal poderia ter resolvido o impasse atuando em três frentes: zerando a cobrança do PIS-Cofins (sobre diesel, gasolina e álcool), criando uma linha extraordinária de crédito e, por fim, usando os dividendos pagos à União pela Petrobras para reduzir o custo do diesel para caminhoneiros e do gás de cozinha para as famílias. “Essa teria sido a saída mais fácil para resolver o problema”, disse a senadora.
Sobre o mesmo tema, Viera, por sua vez, criticou o veto do presidente Jair Bolsonaro à compensação de recursos para as áreas de educação e saúde, perdidos por estados e municípios, com o limite em 17% da alíquota do ICMS sobre combustíveis. O senador lembrou que esse assunto será definido nos próximos dias pelo Congresso Nacional.
Nas conversas, Simone Tebet tratou ainda das prioridades de sua pré-candidatura: a erradicação da miséria, o foco em educação e o fim da polarização, em busca da estabilidade institucional, jurídica e econômica. Ela abordou também temas como o combate à violência contra a mulher, uma pauta que define como “uma das razões” pelas quais faz política. Sobre a questão educacional, disse a senadora: “O maior projeto social que se pode dar a um povo é a qualidade de ensino para as nossas crianças e os nossos jovens”.
A parlamentar que, ontem, domingo (26/06), participou da festa popular “Arraiá do Povo”, elogiou a riqueza cultural de Sergipe. “É uma parte importante e maravilhosa da imensa diversidade que faz a beleza do nosso Brasil”, afirmou.
Pela ordem, Simone Tebet concedeu as seguintes entrevistas: Rádio FAN FM, presencial, ao lado do senador Alessandro Viera, Rádio Cultura; Rio FM, também presencial e na companhia de Viera; e Xodó FM.