Temos condições de formar uma nova geração de brasileiros a partir de janeiro, diz Simone Tebet, em visita ao Amparo Maternal, em SP | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Temos condições de formar uma nova geração de brasileiros a partir de janeiro, diz Simone Tebet, em visita ao Amparo Maternal, em SP

Criada em 1939, entidade atende gestantes em situação de vulnerabilidade e risco social

Foco na família, em geral, e nas crianças e adolescentes, em particular, para transformar o futuro do Brasil. Esse é um dos pilares do projeto de país da candidate Simone Tebet realçado na tarde de hoje, quarta-feira (17/8), em visita ao Centro de Acolhida do Amparo Material, na zona sul da capital paulista. A entidade, criada em 1939, atende gestantes em situação de vulnerabilidade e risco social. “Temos condições de formar uma nova uma nova geração de brasileiros a partir de janeiro”, disse Simone.

No Amparo Maternal, em entrevista à imprensa, a candidata do centro democrático (MDB, PSDB, Cidadania e Podemos) à Presidência, expôs detalhes do projeto “Mãe Brasileira”, parte de seu programa de governo. “Nele, o SUS vai abrir de maneira humanitária, definitivamente, as portas para todas as mães brasileiras. Elas terão proteção integral, desde o momento em que estiverem grávidas, passando por todo o pré-natal, além de exames e consultas após o nascimento do bebê”, disse. “O objetivo da iniciativa é proteger e pensar na família. Queremos construir o futuro desde já.”

Simone observou que, como mãe, sabe que a gestação é o momento “mais sublime, mas também o mais delicado” da vida de uma mulher. Daí, toda a lógica do projeto. “Em parceria com os municípios, estaremos juntos, ao lado das assistentes sociais, que vão às casas das pessoas verificar o que está acontecendo”, detalhou. A candidate lembrou ainda que esse tipo de projeto não será peça isolada em seu governo. Ele se encaixa de forma sistêmica à criação da Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente, que ficará diretamente sob o comando da Presidência da República.

A senadora lembrou também que, hoje pela manhã, em visita a uma creche na periferia de Brasília, ouviu de uma mãe que ela não queria viver só de “programas assistencialistas”. “Ela queria emprego, qualidade de vida”, afirmou a candidata. “Mas se não prepararmos as crianças e os adolescentes de forma adequada, desde já, vamos continuar dependendo do assistencialismo.”

Questionada pela imprensa sobre a posse, ontem à noite, do ministro Alexandre de Morais, na Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Simone Tebet a definiu como um “momento histórico para a democracia”. “Tivemos ex-presidentes e presidenciáveis unidos pela primeira vez depois de muito tempo, para aplaudir e aclamar a democracia”, destacou. “E também para dizer claramente que nós amamos e não abrimos mão dela. Vivemos num Estado democrático de direito e estamos prontos para defendê-lo.”

A candidata também foi questionada sobre como cumpriria a promessa de dar transparência ao “orçamento secreto”, como mencionara em diversas ocasiões. Ela respondeu que o faria da forma mais simples: “Com uma caneta”, disse, obrigando, assim, todos os Ministérios e detalhar como os recursos de cada pasta foram obtidos, solicitados e quais seus destinos. “Isso vai deixar claro se o dinheiro foi bem aplicado e até se foi mesmo aplicado”, pontuou.

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Ministra do Planejamento, Simone Tebet participou de anúncio de nova fábrica de celulose, que terá potencial de de 3,5 milhões de toneladas ao ano e…

leia mais
Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Primeiro projeto brasileiro aprovado pelo Focem em 12 anos, contorno terá custo total de US$ 7 milhões de dólares, dos quais US$ 5 milhões serão…

leia mais
Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet