Plano prevê a divisão do país em 400 regiões de saúde, ampliando o acesso da população com redução de custos e mais eficiência.
E mais. Simone vai zerar as filas e ampliar os recursos federais no SUS.
A candidata Simone Tebet apresentou na tarde de hoje, segunda-feira (22/8), a base de seu projeto de regionalização da saúde no Brasil. O modelo ampliará o acesso da população a serviços, reduzirá custos e dará mais eficiência – tradicionalmente, muito baixa – a investimentos no setor. “O SUS tem feito muito, foi um gigante na pandemia, mas a área de saúde está totalmente desorganizada e subfinanciada”, disse. “Vamos recuperar o investimento do governo federal, financiando pelo menos 50% da saúde pública no Brasil. E vamos zerar a fila que a Covid deixou de consultas, exames e cirurgias, colocando dinheiro na conta de estados e municípios para que eles possam realizar essa tarefa.”
Em relação ao projeto para a área de saúde, o anúncio foi feito durante visita de Simone Tebet ao Ambulatório Multiprofissional Especializado (AMME), em Colombo, na Grande Curitiba (PR). Inaugurado em 2020, o local presta atendimentos em ginecologista, reumatologista, neurologista, oftalmologista e ortopedia, entre outros, a munícipes de 13 cidades, reunidas no Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná, coordenado pelo prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel (MDB). O polo de saúde foi criado na gestão do governador Ratinho Junior (PSD) para facilitar o acesso da população a consultas e exames especializados.
De acordo com Simone, seu projeto de regionalização, que tem similaridades com o modelo do AMME, prevê que municípios menores abram mão de estruturas ociosas e de baixa produtividade. Em contrapartida, eles poderão usar equipamentos (como hospitais) mais avançados, concentrados em municípios maiores e vizinhos. Pela proposta, o país será dividido em cerca de 400 regiões de saúde. Tal sistema permitirá reunir com qualidade e escala serviços de atenção primária, urgência-emergência, hospitalares (inclusive UTIs), especialidades médicas, além de recursos diagnósticos, terapêuticos e de reabilitação.
Acompanharam Simone Tebet na visita ao AMME a ex-prefeita de Colombo, Beti Pavin (MDB), que é candidata a deputada estadual, o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel (MDB), o ex-governador paranaense e candidato ao Senado Federal Orlando Pessuti (MDB), além do deputado estadual Anibelle Neto, presidente do MDB local (PR) e candidato à reeleição, os candidatos a deputados federais Professora Sílvia, presidente do MDB Mulher-PR, o vereador de Curitiba Professor Euler (MDB), o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania), candidato à reeleição, e Aloisio Nascimento (MDB), além da candidata a deputada estadual Débora Chemin (MDB).
Assessoria de Imprensa