“Preservação e desenvolvimento são dois lados da mesma moeda.”
Não existe oposição entre preservação e produção. É preservação “e” produção. Nossos agricultores têm nos ensinado a produzir sem destruir nossos recursos naturais.
A agricultura brasileira é feita por uma rede de agricultores que vai de milhões de famílias, sitiantes, hortifrutigranjeiros a grandes produtores agrícolas.
A imensa maioria é aliada da preservação ambiental.
Mas ainda tem gente que não entendeu que estamos no século 21 e segue devastando nosso meio ambiente. Grileiros, invasores, madeireiros, garimpeiros que atuam de forma ilegal devem ser combatidos com o máximo rigor da lei. Eles não são o agro, eles são destruidores dos nossos recursos naturais.
O Brasil alimenta 800 milhões de pessoas pelo mundo todo. Mas aqui 33 milhões de brasileiros passam fome. Isso não pode continuar. Sem derrubar uma única árvore, podemos dobrar a nossa produção agrícola.
O agricultor precisa de previsibilidade, respeito e condições de planejar seu futuro. Não pode viver as incertezas de, a cada ano, não saber qual será a regra do jogo.
Vamos fazer diferente.
Vamos dar um novo horizonte ao agricultor, com regras de financiamento e custeio de longo prazo, com um plano de safra decenal que ajude a aumentar a quantidade de alimentos na mesa dos brasileiros.