Pesquisa Datafolha aponta que candidata do campo democrático teve o melhor desempenho entre presidenciáveis
Uma “imensa vitória da democracia”, na qual emergiram temas cruciais para a sociedade brasileira como a educação, a fome, a miséria, a desigualdade social, a saúde e, pela primeira vez na história, a participação efetiva da mulher na vida política e institucional do país. Foi nesses termos que a candidata Simone Tebet avaliou o conteúdo do debate realizado na noite de ontem, domingo (28/8), pelo pool de imprensa formado pela TV Bandeirantes, TV Cultura, Folha de S.Paulo e Uol.
“Como mulher e professora, estou realizada”, disse Simone, na saída do encontro entre os presidenciáveis. “É importante participar desse processo de amadurecimento da política, que coloca pela primeira vez a educação como prioridade nacional, além da participação da mulher na iniciativa privada e na vida pública, com homens e mulheres juntos, lado a lado, formando uma sociedade plural. Isso me alimenta, me dá mais energia para, nos próximos 35 dias, gastar a sola da botina e pedir votos para a população brasileira.” Para ela, apesar de “momentos truculentos”, e de manifestações misóginas, a democracia saiu fortalecida do encontro.
A VENCEDORA DO DEBATE, SEGUNDO O DATAFOLHA
Pesquisa qualitativa realizada pelo Datafolha, apontou que Simone Tebet foi a candidata com melhor desempenho no debate – o presidente Jair Bolsonaro teve a pior avaliação. No levantamento, os eleitores também foram questionados se mudaram de opinião sobre o voto ao longo das discussões. Do total, 67% responderam que sim. Para 80%, o encontro entre os presidenciáveis foi considerado muito importante para a definição do voto.
Simone, na chegada do evento, já havia dito que o debate seria decisivo. “Pela primeira vez, teremos os candidatos falando frente a frente”, afirmou. “E, aqui, não cabem fake news, não cabem inverdades, não cabem mentiras, é olho no olho. E depois, obviamente, pelas redes sociais, a população vai poder confrontar as ideias e comparar o que foi dito para ver realmente se as propostas vão ao encontro de toda a trajetória política dos candidatos.”
Assessoria de Imprensa