Vamos mostrar ao mundo e ao Brasil que é possível preservar e, ao mesmo tempo, desenvolver a Amazônia, disse Simone Tebet, em Santarém (PA) | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Vamos mostrar ao mundo e ao Brasil que é possível preservar e, ao mesmo tempo, desenvolver a Amazônia, disse Simone Tebet, em Santarém (PA)

A candidata Simone Tebet visitou, na tarde de hoje, sexta-feira (2/9), o Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas “Joaquim da Costa Pereira”, em Santarém, no Pará, inaugurado em abril deste ano. Ali, questionada pela imprensa sobre qual a importância de fazer campanha no meio da Amazônia, ela destacou: “É mostrar ao mundo e ao Brasil que é possível conciliar a preservação ambiental com desenvolvimento econômico.”

Para Simone, tanto a preservação como o desenvolvimento “deve andar juntos”. Ainda mais na Amazônia, que necessita de ações nítidas e sólidas de conservação, com desmatamento ilegal zero, e, ao mesmo tempo, precisa gerar emprego e renda para melhorar a vida de seus 28 milhões de habitantes (na Amazônia Legal). Tudo isso, observou a candidata, tendo como pilar a “manutenção da floresta em pé”.

Nesse sentido, Simone elogiou a obra do terminal de Santarém, às margens do Tapajós. A estrutura foi concebida para receber grandes embarcações, como cruzeiros, o que pode fomentar a atividade turística na região, e, simultaneamente, permitir que a população local realize viagens diárias para estados como o Amapá e o Amazonas.

Ao lado de Simone, o candidato à reeleição ao governo do Pará, Helder Barbalho (MDB), ressaltou que o terminal agrega vetores que podem fomentar o desenvolvimento sustentável. “Alguém que aqui investe no agro e ao mesmo tempo se relaciona com a floresta, isso é Santarém, com sua pesca, com a soja, com a logística”, disse. “O terminal faz com que possamos mostrar ao Brasil que é possível compatibilizar, com todos os envolvidos, um modelo de desenvolvimento sustentável para gerar emprego e renda na Amazônia.”

ATENTADO CONTRA CRISTINA KIRCHNER

Em Santarém, Simone Tebet comentou ainda, a pedido de repórteres, o atentado sofrido pela vice-presidente argentina, Cristina Kirchner. “Esse é o reflexo da polarização odiosa, ideológica, que divide hoje o mundo e o Brasil”, disse. “Nós precisamos acabar com essa polarização que está levando o Brasil para o abismo. Temos que unir o país, unir as famílias.”

Simone frisou que esse clima de tensão política, no caso brasileiro, é fruto do mau exemplo dado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. “E ele não teve a capacidade de se solidarizar com uma mulher, no caso da vice-presidente da Argentina.”, pontuou. “Nós não podemos tolerar isso, seja quem for a vítima. Lamento profundamente o que aconteceu. Temos um presidente da República, repito, que não tem a capacidade de entender um momento grave.”

Para Simone, “democracia é povo na rua, abraçando, beijando, conversando, criticando, trocando ideias, mas hoje temos que estar atentos. Lamentavelmente, temos um presidente da República que acirra, que estimula um clima de tensão, através do uso de armas. Eu quero pedir a todos: vamos agora serenar.” Simone, por fim, lembrou aos repórteres que foi a primeira candidata ao Planalto a apresentar um manifesto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela paz nas eleições, contra a violência e as fake news.

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

“Este governo sabe que o único meio para se alcançar o compromisso social é tendo responsabilidade com o gasto público”, afirmou Tebet

“Este governo sabe que o único meio para se alcançar o compromisso social é tendo responsabilidade com o gasto público”, afirmou Tebet

Ministra falou sobre o cenário fiscal e econômico para plateia de investidores em evento em São Paulo no último sábado (31/8) A ministra do Planejamento…

leia mais
Integração regional tem potencial semelhante ao da reforma tributária para o crescimento do PIB, diz Tebet em evento da Fiesp

Integração regional tem potencial semelhante ao da reforma tributária para o crescimento do PIB, diz Tebet em evento da Fiesp

A ministra destacou o impacto comercial das rotas; empresários fizeram perguntas e falaram das oportunidades do projeto As Rotas de Integração Sul-Americana, a partir de…

leia mais
Igualdade de gênero e raça e melhoria de políticas públicas norteiam apresentação de plataforma do Ipea

Igualdade de gênero e raça e melhoria de políticas públicas norteiam apresentação de plataforma do Ipea

Ministras Simone Tebet, Cida Gonçalves, Esther Dweck, Anielle Franco e outras lideranças celebraram o relançamento do Retrato das Desigualdades Interseccionalidade e erradicação das desigualdades a…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet