“A cara da mulher é coragem”, diz Simone Tebet em evento virtual da OAB-MS | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

“A cara da mulher é coragem”, diz Simone Tebet em evento virtual da OAB-MS

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), senadora Simone Tebet (MDB-MS), admitiu que não é fácil (para a mulher) fazer política. “É um mundo difícil, mas é preciso ter coragem”, disse. Ela participou do “I Encontro virtual + Mulheres na Política”, organizado pela OAB de Mato Grosso do Sul. “A cara da mulher é coragem. Procuro honrar as mulheres de Mato Grosso do Sul e me inspiro nas guerreiras do Brasil”, disse em sua exposição. A senadora ressaltou que a presença nos espaços públicos de comando vai além dos cargos eletivos. Ela defende a ampliação das mulheres em postos-chave de grandes empresas, corporações, estatais, sindicados, associações e assim por diante. A senadora entende que a mulher busca a caneta (o poder) para lutar, especialmente, por direitos coletivos.

Ao longo de sua trajetória, Simone Tebet tem sido a primeira mulher a galgar diversos cargos de destaque: foi a primeira prefeita de Três Lagoas, primeira vice-governadora, primeira líder do MDB no Senado e, agora, é primeira presidente da comissão mais importante da Casa (CCJ). Para ela, isso não é motivo de orgulho, ao contrário, lamenta as barreiras ainda existentes para ampliar o empoderamento feminino.

A senadora fez uma retrospectiva histórica das lutas das mulheres brasileiras desde a chegada ao ambiente público – por necessidade econômica ou por desejo de emancipação e independência. Para ela, a mulher, ao entrar no espaço público, percebeu que não tinha as mesmas condições dos homens e que precisava ir além da luta pelo direito de votar, mas também de ser votada para ter voz e reivindicar direitos.

Simone lembrou da luta das (apenas) 26 deputadas da Assembleia Nacional Constituinte, chamadas pejorativamente de Bancada do Batom. Também fez uma retrospectiva da Lei da Cota de 30% das candidaturas e, mais recentemente, da garantia de recursos do Fundo Eleitoral e do tempo de rádio e TV para mulheres na mesma proporção de 30%. A senadora está otimista.

Acredita que no pleito municipal mais mulheres serão eleitas vereadoras e prefeitas, assim como bem mais mulheres foram eleitas para a Câmara dos Deputados nas últimas eleições.

Ela finalizou a palestra revelando preocupação com o cenário social e econômico atual. “Lutamos muito para construir um país melhor. Saber que, neste momento, as estimativas indicam 20 milhões de desempregados e o aumento do número de miseráveis é muito triste”. Ela disse que o Senado tem contribuído aprovando medidas para reduzir os impactos da pandemia do coronavírus e deixou uma mensagem de esperança: “Com esforço e perseverança, teremos capacidade de superar as dificuldades”.

Assessoria de imprensa da Senadora Simone Tebet

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Por Simone Tebet* “Como indivíduos, passamos. Mas nossos sonhos e lutas pela humanidade ficam. O que defendemos e valorizamos permanece além de nossa existência”, diz…

leia mais
Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Ministra Tebet ressaltou que os recursos do fundo são fundamentais para financiamento de políticas estruturantes em municípios com IDH baixo O Conselho Mercado Comum do…

leia mais
Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Projeto Cerrado contou com investimento de R$ 22,2 bilhões e se enquadrou como obra do Novo PAC; construção gerou 10 mil empregos Ao lado do…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet