A maior obra social já feita em Três Lagoas: Simone Tebet entregou novos serviços e ampliou assistência à população vulnerável | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

A maior obra social já feita em Três Lagoas: Simone Tebet entregou novos serviços e ampliou assistência à população vulnerável

Como é comum em cidades que têm grande crescimento econômico, Três Lagoas passou a lidar com diferentes desafios sociais, que a prefeita Simone Tebet enfrentou com a entrega de novos e melhores serviços assistenciais. Foi assim que a cidade ganhou em 2009 seu primeiro albergue municipal. Só no primeiro ano de atendimento, estiveram no local 1.200 pessoas (1.017 homens, 183 mulheres), que foram acolhidas e receberam ajuda para contatar familiares. 110 conseguiram emprego. 811 receberam auxílio passagem para retornar às suas famílias. Simone deixou para sua cidade um serviço que, mais do que dar abrigo temporário à pessoa em situação de rua, se preocupa em apoiar o abrigado para que reestruture sua vida.

Nas suas gestões, o município, que tinha até então 2 Centros de Referências da Assistência Social (CRAS), passou a ter 4, com a inauguração de duas novas unidades. Com assistentes sociais, psicólogos e pedagogos atuando junto aos bairros, foi fortalecida uma política pública que age diretamente na identificação das necessidades das pessoas, no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e na prevenção de situações de risco. O CRAS oferece cursos e oficinas e muitas vezes encaminha os cidadãos atendidos a outros serviços municipais, assim como acontece nas casas da Fundação Abrigo Poço de Jacó, para crianças e adolescentes abandonados ou em situação de risco.

Foi também para esse público que Simone fez a maior obra social da cidade: o Centro de Referência de Assistência Social e Educacional (CRASE). Chamado de “Coração de Mãe”, o espaço tem capacidade para atender até 3 mil crianças e adolescentes, com serviços de saúde, aulas, oficinas e atividades pedagógicas no contraturno escolar, que levaram Três Lagoas a ter mais de 30% dos alunos da rede municipal estudando em período integral.

No ano 2000, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, de 0,630, era o 985º melhor do País. Dez anos depois, quando Simone Tebet deixou a prefeitura, o IDH da cidade era 0,744, o 667º entre os 5.565 municípios então existentes no Brasil.

Fontes:

http://www.treslagoas.ms.gov.br/simone-inaugura-o-cras-da-vila-sao-joao/ 

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/tres-lagoas/pesquisa/37/30255?tipo=ranking&ano=2000

http://www.treslagoas.ms.gov.br/inaugurada-2a-casa-do-poco-de-jaco

http://www.treslagoas.ms.gov.br/simone-tebet-inaugura-o-primeiro-albergue-municipal-de-tres-lagoas/

http://www.treslagoas.ms.gov.br/simone-inaugura-maior-obra-social-de-tres-lagoas-neste-sabado-4/

http://www.treslagoas.ms.gov.br/simone-entrega-asfalto-e-inaugura-cras/

http://www.treslagoas.ms.gov.br/albergue-municipal-pe-sanchez-comemora-um-ano-de-funcionamento/

Compartilhe
TAGS
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet