Audiência pública no Senado sobre aumento de tarifas aéreas será em fevereiro | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Audiência pública no Senado sobre aumento de tarifas aéreas será em fevereiro

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vai realizar em fevereiro a audiência pública sobre a cobrança das bagagens e o aumento de tarifas aéreas. A discussão foi proposta pela senadora Simone Tebet (PMDB-MS) que ficou indignada ao perceber que as passagens aumentaram, em média, 16% nos meses seguintes à resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que permitiu a cobrança extra dos passageiros. A expectativa era de que houvesse a redução dos valores e o que houve foi o contrário. Para Simone, foi um “aumento disfarçado”. Foram convidados para a reunião os presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), das empresas aéreas, do CADE, da OAB e de representantes dos consumidores. A reunião deve ser conjunta com a Comissão de Infraestrutura.

“O consumidor não aceita cobrança de bagagens e aumento de tarifas. Em 8 de fevereiro vamos debater com ANAC e empresas aéreas o aumento abusivo das tarifas”, informou a senadora Simone Tebet. Ela sugeriu a data ao presidente da Comissão de Assuntos Econômicos para que o debate ocorresse antes do carnaval.

Projeto anula cobrança –  Simone Tebet também reclamou que até hoje a Câmara não votou o Projeto de Decreto Legislativo (PDS 89/2016), aprovado no Senado há um ano, que susta a decisão da Anac. Tal projeto impediria a cobrança pelo despacho das bagagens.

A senadora Simone disse que quando a Resolução Nº 400 foi publicada pela ANAC, com novas condições ao transporte aéreo de passageiros, a justificativa era de que a permissão para cobrar pelas bagagens permitiria a redução dos preços das passagens. Antes da Resolução, os passageiros tinham direito a despachar suas malas de até 23 kgs para as viagens domésticas e 32 kgs para os voos internacionais. Atualmente, apenas a bagagem de mão de até 10 kgs não é cobrada.

Segundo o IBGE, entre junho e setembro houve aumento de 16,9% no preço das passagens. Para a Fundação Getúlio Vargas, o acréscimo chegou a mais de 30% no período.

Assessoria de imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Por Simone Tebet* “Como indivíduos, passamos. Mas nossos sonhos e lutas pela humanidade ficam. O que defendemos e valorizamos permanece além de nossa existência”, diz…

leia mais
Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Ministra Tebet ressaltou que os recursos do fundo são fundamentais para financiamento de políticas estruturantes em municípios com IDH baixo O Conselho Mercado Comum do…

leia mais
Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Projeto Cerrado contou com investimento de R$ 22,2 bilhões e se enquadrou como obra do Novo PAC; construção gerou 10 mil empregos Ao lado do…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet