Azambuja pede apoio da bancada federal sobre Lei Kandir e duplicação da BR-163 | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Azambuja pede apoio da bancada federal sobre Lei Kandir e duplicação da BR-163

 O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) pediu apoio hoje, em Brasília, aos três senadores e oito deputados federais de Mato Grosso do Sul na luta pela compensação federal ao Estado pela desoneração do ICMS nas exportações, prevista na Lei Kandir 

Em uma reunião nesta terça-feira (19.2) em Brasília com a presença dos três senadores e oito deputados federais de Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja pediu apoio da bancada federal para medidas prioritárias para o Estado como a compensação prevista na Lei Kandir e a duplicação da BR-163.

Reinaldo Azambuja defendeu uma saída jurídica para garantir a duplicação da rodovia sob responsabilidade da concessionária CCR MSVia. A companhia assumiu a BR-163 em 2014 e recebeu o direito de explorar pedágios na pista em troca de investimentos na duplicação, que não foi concluída.

Em relação à Lei Kandir, a preocupação de Mato Grosso do Sul se dá por conta de um entendimento recente do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o direito dos estados e Distrito Federal em relação às compensações relativas à desoneração do ICMS nas exportações de produtos primários e semielaborados.

Outro assunto tratado foi a elevação do rating da capacidade de pagamento de Mato Grosso do Sul. Hoje, a nota de crédito do Estado avaliada pelo Tesouro Nacional é “C”. O objetivo de Reinaldo Azambuja é elevar para “B”. 

Reinaldo Azambuja pediu apoio da bancada federal para medidas prioritárias para MS.

Reinaldo Azambuja pediu apoio da bancada federal para medidas prioritárias para MS.

“Mato Grosso do Sul trabalhou muito para o Estado não sucumbir a crise. Tomamos medidas duras e até impopulares. Só no mês de janeiro, sete estados decretaram estado de calamidade. Não é isso que nós queremos. Precisamos continuar avançando e o papel da bancada federal é importantíssimo para defender os interesses da população sul-mato-grossense”, disse o governador.

A reunião contou com um novo coordenador da bancada, o senador Nelsinho Trad – escolhido pelos colegas. No encontro, Reinaldo Azambuja falou ainda de emendas e de prioridades de Mato Grosso do Sul relacionadas às secretarias de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Educação (SED) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), além de temas ligados às agências estaduais de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e de Habitação (Agehab).

Fonte: A Crítica de Campo Grande

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Agenda transversal Crianças e Adolescentes está em 41 programas do PPA 2024-27

Agenda transversal Crianças e Adolescentes está em 41 programas do PPA 2024-27

Informação consta em relatório, elaborado em parceria com o UNICEF, que dá início à série Planejamento Nacional A Secretaria Nacional de Planejamento, do Ministério do…

leia mais
Simone Tebet apresenta o projeto ROMANO, que resume em uma palavra as 5 inovações do MPO para o orçamento brasileiro

Simone Tebet apresenta o projeto ROMANO, que resume em uma palavra as 5 inovações do MPO para o orçamento brasileiro

Revisão do gasto, orçamentação de médio prazo, metas físicas, agendas transversais e nova lei de finanças representam uma nova ordem, diz ministra Aministra do Planejamento…

leia mais
Simone Tebet e Marina Silva destacam a transversalidade da Agenda Ambiental no governo

Simone Tebet e Marina Silva destacam a transversalidade da Agenda Ambiental no governo

As ministras participaram do 2º Seminário de Avaliação e Melhoria do Gasto Público, promovido pelo MPO e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet