Bastidores: Como MS conseguiu vacinas extras para municípios de fronteira | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Bastidores: Como MS conseguiu vacinas extras para municípios de fronteira

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) conta como foi a articulação da bancada federal para convencer o Ministério da Saúde a destinar doses extras da vacina Janssen para o Mato Grosso do Sul.

Ela disse que o Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, pediu apoio à bancada federal para agilizar o processo em Brasília. Há 15 dias, os três senadores conseguiram um espaço na agenda do Ministro Marcelo Queiroga com a senadora Soraya Thronicke para sensibilizá-lo sobre a situação do Mato Grosso do Sul.

“A gente foi na expectativa de receber um ‘não’ porque é o Brasil inteiro pedindo vacinas. E não é que nós conseguimos? Quatro vezes mais!”, disse. Inicialmente estava previsto para MS cerca de 40 mil doses da Janssen na divisão proporcional entre os estados e já seriam enviadas as 105 mil doses da Pfizer, CoronaVac e Janssen que chegaram ontem.

Simone disse que, orientada por Geraldo Resende, relembrou o ministro de que ele tinha um montante de 5% de reserva das vacinas (150 mil doses) que poderiam ser destinadas a mais para MS, especialmente para a região de fronteira. O ministro, segundo ela, foi muito atencioso, se sensibilizou e, depois de muito convencimento, se comprometeu a conversar com a sua equipe para levar a demanda adiante.

“Aí nós descemos e eu falei pro Nelsinho: vamos gravar um áudio pro Geraldo? E ele disse: Simone, mas não tem nada pra falar. Eu disse: vamos, que as palavras têm poder! Ele deu muita risada e nisso a gente gravou dizendo que estávamos muito otimistas e íamos conseguir”, contou complementando que recebeu a mensagem do Ministro ontem de manhã cedo informando que tinha conseguido as 150 mil doses para Mato Grosso do Sul. “Então, essa história serve para estimular as pessoas pra que a gente persista, apesar das dificuldades”.

Mato Grosso do Sul foi incluído em estudo inédito contra a Covid-19 para imunizar as regiões de fronteira seca. As 150 mil doses adicionais da Janssen chegarão até a próxima segunda-feira (28) para 13 municípios: Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.

“São 190 mil, em dose única. Ou seja, 190 mil pessoas imunizadas”, comemorou Simone. Ela ressaltou que a vacinação é importante para evitar que mais pessoas se contaminem e precisem de atendimento médico-hospitalar, podendo sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde, inclusive da capital, Campo Grande. Ela acredita que a imunização nos municípios de fronteira vai ajudar a “sobrar leitos para que os nossos pacientes não precisem sair do Mato Grosso do Sul”.

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet