“Brasil pós-pandemia vai precisar de mais mulheres na política”, diz Simone Tebet | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

“Brasil pós-pandemia vai precisar de mais mulheres na política”, diz Simone Tebet

A senadora Simone Tebet manifestou otimismo em relação ao aumento do número de mulheres eleitas vereadoras e prefeitas este ano. Ela participou do Seminário virtual da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul, “Transformando a Política: Mulheres no Poder”.

A senadora, que é a primeira mulher a comandar a Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante do Senado Federal, reconheceu que o ambiente político é majoritariamente masculino, que há inúmeras dificuldades, mas se disse esperançosa na ampliação da conquista de mais espaço feminino.

Ela fez uma retrospectiva da legislação de cotas para as mulheres e contou os bastidores da efetivação da medida que exigiu 30% também para tempo de rádio e TV e para a destinação de recursos do fundo eleitoral. Simone Tebet citou o aumento de mulheres na Câmara dos Deputados nas eleições de 2018 (de 51 para 77) graças à exigência de mais recurso e de tempo de campanha para as candidaturas femininas. A senadora está esperançosa de que o impacto positivo também se refletirá nestas eleições e lançou um desafio, apostando no aumento de mulheres em cargos eletivos municipais.

“O Brasil pós-pandemia vai precisar mais do que nunca de mulheres na política. O país de miseráveis, da desigualdade social, da legião de crianças semianalfabetas, dos serviços públicos precários…. Este País vai precisar da alma, da coragem e da voz da mulher brasileira”, disse relembrando que a mulher sentiu necessidade de entrar para a política para ter uma arena de debates e a possibilidade de votar projetos de lei e estabelecer políticas públicas voltadas para seus direitos (trabalhista, de saúde, vinculados à maternidade, do combate à violência), mas também para lutar por direitos essenciais à família, ao idoso, aos deficientes, à educação, as causas sociais. “Isso é muito claro quando vemos mulheres nas gestões municipais”, afirmou, reforçando a importância de mulheres em postos de comando.

Assessoria de imprensa

Raquel Madeira

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet