"Brasil sofre de microcefalia política", diz Simone Tebet | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

“Brasil sofre de microcefalia política”, diz Simone Tebet

No dia mundial da saúde, 7 de abril, a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) discursou em Plenário para dizer que o Brasil está doente e que é preciso restabelecer o equilíbrio político, institucional e ético.

“O Brasil está doente, está numa febre endêmica generalizada, não podemos deixar que vire uma convulsão. É preciso fortalecer as instituições sob pena de matar a democracia e os ideais de justiça social. É preciso restabelecer o equilíbrio através de princípios como o da legalidade e eficiência, mas acima de tudo, moralidade e ética. É preciso mudar”, defendeu.

Ela fez um paralelo entre o surto de zika vírus, que provoca a microcefalia, e o que chamou de microcefalia política. “É a atrofia da classe política de não conseguir enxergar além do hoje”. Segundo ela, a febre institucional, provocada pela falta de ética e a corrupção afetam as instituições democráticas.

Balcão de negócios
Simone criticou a tática do governo de trocar cargos e ministérios por votos contrários ao impeachment e chamou a estratégia de barganha, balcão de negócios e fisiologismo. A parlamentar sul-mato-grossense ainda disse que a classe política não pode ficar inerte após o término do processo de impeachment.
“Estamos vivendo uma microcefalia política e estamos inertes, apáticos, sem saber para onde ir, aguardando que o impeachment resolva tudo. Precisamos olhar além do hoje. Da mesma forma que falta uma reforma urbana, falta uma reforma política”, defendeu.

Em relação ao surto de dengue e zika vírus, Simone atribuiu o descontrole no combate ao mosquito Aedes Aegypti à corrupção, ao descaso e a má gestão e defendeu um melhor planejamento urbano e investimento em saneamento básico.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Ministra Simone Tebet e ministro Franklin Ortiz, da Bolívia se reúnem em Brasília para discutir integração

Ministra Simone Tebet e ministro Franklin Ortiz, da Bolívia se reúnem em Brasília para discutir integração

Na pauta também o projeto que busca aumentar a produção de fertilizantes nos dois países A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o…

leia mais
Ministra Simone Tebet reúne-se com IBGE no Rio de Janeiro

Ministra Simone Tebet reúne-se com IBGE no Rio de Janeiro

A Ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet, reuniu-se nesta segunda-feira, 29, com a diretoria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na…

leia mais
Governador e ministra discutem avanços da concretização da Rota Bioceânica

Governador e ministra discutem avanços da concretização da Rota Bioceânica

O governador Eduardo Riedel recebeu a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) para discutir os avanços da concretização da Rota Bioceânica, que tem seu início…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet