Brasil tem compromisso com políticas sociais de inclusão, com a democracia e com uma economia mais verde, diz Tebet em assembleia do BID | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Brasil tem compromisso com políticas sociais de inclusão, com a democracia e com uma economia mais verde, diz Tebet em assembleia do BID

Ministra do Planejamento e Orçamento participa do encontro anual da instituição, no Panamá

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, governadora do Brasil no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), reforçou hoje, durante sua primeira participação na assembleia anual da instituição, o compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com políticas sociais de inclusão, eliminação da pobreza e equidade e reafirmou a determinação do governo brasileiro em transformar a economia do país para que seja mais verde e aumentar a produção com desmatamento ilegal zero. A assembleia anual do BID acontece até amanhã, dia 19 de março, na Cidade do Panamá.

A fala da ministra sucedeu a do presente do BID, Ilan Goldfajn, que apresentou como prioridades de sua gestão o enfrentamento dos problemas sociais, a mudança climática e a promoção de uma infraestrutura sustentável. Tebet parabenizou e desejou sucesso à Goldfajn, primeiro brasileiro presidente da instituição, e lembrou que os desafios que o BID se propõe a enfrentar, como inclusão social e equidade, produtividade e inovação e integração econômica, “é missão mais que semelhante: é comum”.

A governadora do Brasil no BID lembrou, perante a assembleia de governadores do BID, que o povo brasileiro escolheu a democracia e o estado de direito nas eleições do ano passado. “Diante disso quero reforçar que nosso governo, agora, está altamente comprometido com as leis e os direitos humanos. Um governo que acredita na inclusão social, na eliminação da pobreza, na defesa do meio-ambiente, na equidade de gênero, no desenvolvimento sustentável, na ciência.”

Ao ponderar que, “infelizmente, mais de 30 milhões de brasileiros ainda passam fome”, Tebet salientou que “os programas de transferência de renda no Brasil voltaram a fazer parte da agenda nacional”, e defendeu que programas semelhantes “podem e precisam ser melhorados em toda a América Latina e Caribe porque representam não apenas proteção social, mas também autonomia financeira para a população.”

Durante sua fala, Goldfajn ponderou que os países da América Latina e Caribe enfrentam muitos problemas sociais e climáticos, mas também são parte da solução e podem ajudar a aumentar a produção de alimentos do planeta e contribuir com o aumento da oferta de energias renováveis. “O presidente Ilan disse aqui que temos a capacidade de aumentar em pelo menos oito vezes a nossa produção de alimentos. O Brasil sabe que por ser uma potência agrícola também precisa ter responsabilidade com a sustentabilidade. Nossa determinação é a do presidente Lula: aumentar a produção com desmatamento ilegal zero”, afirmou Tebet. Ela acrescentou que o BID, ao apoiar inovação e tecnologia, pode ajudar a ampliar a produtividade na produção de alimentos.

A ministra do Planejamento e Orçamento acrescentou que o governo brasileiro tem “compromisso com a questão climática e o meio ambiente. Sabemos que temos a maior biodiversidade do mundo, a maior área de floresta úmida, somos líderes em potencial de geração de energias renováveis na América Latina. Vamos transformar a economia do Brasil para que seja mais verde. Esse é o compromisso que trago do presidente da República do Brasil, o presidente Luiz Inacio Lula da Silva.”

Por fim, Tebet reforçou o compromisso do país com o desenvolvimento de toda a região e uma participação ativa nos fóruns multilaterais que discutem temais cruciais para o mundo. “Todos os esforços do nosso governo são com a integração da América Latina, com atenção especial ao Mercosul, aos países vizinhos e aos países das Américas e Caribe”, disse ela.

+ Notícias

Em audiência na CMO, Simone Tebet debate LDO

Em audiência na CMO, Simone Tebet debate LDO

“Em 2025 estamos mirando a meta zero”, afirmou a ministra, lembrando que o governo age com responsabilidade fiscal e compromisso social A ministra do Planejamento…

leia mais
Ministra Simone Tebet apresenta Rotas de Integração na China

Ministra Simone Tebet apresenta Rotas de Integração na China

“Viemos aqui buscar parcerias com a iniciativa privada e com o governo chinês”, resumiu a ministra A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o…

leia mais
Na Arábia Saudita, Tebet e Alckmin apresentam oportunidades na economia brasileira para investidores

Na Arábia Saudita, Tebet e Alckmin apresentam oportunidades na economia brasileira para investidores

Liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, delegação com ministros e empresários busca fortalecer as relações entre os países, atrair investimentos e abrir mercado para produtos brasileiros…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet