CAE aprova securitização de dívidas com alteração sugerida por Simone Tebet | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

CAE aprova securitização de dívidas com alteração sugerida por Simone Tebet

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (12) o PLS 204/2016, do senador José Serra (PSDB-SP), que autoriza União, estados e municípios a cederem direitos creditórios ao setor privado. Tal prática é conhecida como securitização.

A ideia é aliviar as finanças dos entes federados permitindo que eles vendam no mercado os direitos a créditos que tenham a receber, sejam eles de origem tributária ou não. Assim, antecipariam a receita e evitariam o risco de inadimplência. Em troca, o governo cessionário aceitaria um deságio – um desconto sobre o valor a receber. Cada operação deverá ser aprovada pelas assembleias legislativas com transparência e acompanhamento e fiscalização do Ministério Público e do Tribunal de Contas. A securitização foi citada pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, como uma das prioridades da pauta do Senado no segundo semestre, em razão da crise econômica.

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) manifestou preocupação com a possibilidade de os futuros governadores e prefeitos serem impedidos de investir. “Estamos dando um cheque em branco para que os Estados, por meio de suas Assembleias Legislativas, estabeleçam qual é o deságio. Estamos antecipando a receita que pode fazer falta no futuro para investimentos dos próximos governos e quem vai continuar com a responsabilidade pela cobrança é a Administração Pública”, argumentou.

Após longo debate, o relator da matéria, senador Romero Jucá (PMDB-RR), propôs uma alteração no texto para vincular 50% da destinação dos recursos ganhos com a cessão dos direitos creditórios a investimentos. A senadora Simone Tebet concordou com a mudança: “Dessa forma não haveria divergência, não iriamos ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal e deixaríamos a questão da operação de crédito para o Tribunal de Contas”, disse.

Áudio

Agência Senado com alterações da assessoria de imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet