CCJ aprova projeto que criminaliza trabalho infantil | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

CCJ aprova projeto que criminaliza trabalho infantil

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta terça-feira (7), o relatório da senadora Simone Tebet (PMDB-MS) ao projeto (PLS 237/2016) que tipifica o crime de exploração do trabalho infantil. O texto modifica o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940). “Esse projeto tem alcance relevante, principalmente neste momento em que estamos tentando implantar a educação em ensino integral. A criança não pode trocar a escola do bairro pela escola da vida. Infelizmente nós temos hoje mais de três milhões de crianças trabalhando”, disse Simone. A proposta segue agora para a Câmara dos Deputados.

O texto determina que a punição para quem explorar ou contratar, mesmo que indiretamente, menores de 14 anos de idade será de dois a quatro anos de prisão, mais multa. Mas a pena pode chegar a oito anos para a exploração do trabalho noturno, perigoso, penoso ou insalubre.

A previsão de pena maior foi proposta pela senadora Simone Tebet. O autor do projeto, Paulo Rocha (PT-PA), previa a punição mínima de um ano de reclusão. Ele elogiou o relatório da senadora Simone, afirmando que ela melhorou a proposição.

O trabalho realizado em âmbito familiar, como uma ajuda aos pais, desde que feito fora do horário escolar e de forma compatível com as condições físicas e psíquicas do menor não será considerado crime. Também não considera crime o trabalho infantil de artistas previamente autorizado pelo juiz.

Adolescentes entre 14 e 18 anos podem trabalhar na condição de jovem aprendiz.

Números
Segundo o IBGE, o trabalho infantil no Brasil cresceu 4,5% em 2015 passado em relação a 2013. Em 2014, o contingente era de 3,3 milhões de crianças e jovens trabalhando. A exploração de crianças é frequente no trabalho doméstico, no tráfico de drogas e na prostituição.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Por Simone Tebet* “Como indivíduos, passamos. Mas nossos sonhos e lutas pela humanidade ficam. O que defendemos e valorizamos permanece além de nossa existência”, diz…

leia mais
Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Ministra Tebet ressaltou que os recursos do fundo são fundamentais para financiamento de políticas estruturantes em municípios com IDH baixo O Conselho Mercado Comum do…

leia mais
Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Projeto Cerrado contou com investimento de R$ 22,2 bilhões e se enquadrou como obra do Novo PAC; construção gerou 10 mil empregos Ao lado do…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet