Comissão de Combate à Violência contra a Mulher lança concurso de vídeo | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Comissão de Combate à Violência contra a Mulher lança concurso de vídeo

A Comissão de Combate à Violência contra a Mulher do Congresso Nacional (CMCVM) lança, nesta quarta-feira, durante a Sessão Solene do Congresso em homenagem aos 10 anos da Lei Maria da Penha, o Concurso de vídeo pelo celular 1 MINUTO CONTRA A VIOLÊNCIA, cujo tema é “Mulher e superação da violência”.

O Brasil é o 5º país que mais mata mulheres do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. O Mapa da Violência (2015) ressalta que mais da metade dos homicídios de mulheres no Brasil são cometidos por familiares e 33,2% por parceiros ou ex-parceiros. Entre 1980 e 2013 foram mais de assassinadas 106 mil mulheres.

Para Simone Tebet, presidente da CMCVM, a violência contra a mulher é cultural e o problema precisa ser enfrentado em sua raiz. Ela lamenta as estatísticas vergonhosas deste tipo de crime e defende iniciativas para discutir e implantar medidas para proteger as mulheres.

Os interessados em participar do Concurso de vídeo pelo celular 1 MINUTO CONTRA A VIOLÊNCIA deverão se inscrever entre 22 de agosto e 22 de outubro por meio do site:

www.senado.leg.br/concurso1minutocontraaviolencia

A ficha de inscrição, o regulamento e material informativo a respeito do concurso estarão disponíveis no site.

Os concorrentes terão um minuto para relatar histórias pessoais ou não sobre a superação da violência contra a mulher. A produção e edição deve ser toda elaborada por celular. Os vídeos vencedores serão veiculados pela TV Senado e pela TV Câmara. A premiação ocorrerá no final do ano.

A realização do concurso foi aprovada pelo colegiado da CMCVM por meio de um requerimento apresentado pela deputada Luizianne Lins (PT-CE), relatora da Comissão. O objetivo do concurso é estimular a reflexão sobre o tema. “Além de conhecer histórias de superação, o concurso pretende estimular mulheres a resgatar o protagonismo de suas vidas, desenvolver a criatividade e contribuir com a produção de materiais audiovisuais como instrumentos pedagógicos capazes de auxiliar e encorajar o rompimento do ciclo de violência”, disse a deputada.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

A ponte é obra fundamental da Rota Bioceânica, que integra o trecho 4 das Rotas de Integração Sul-Americana A equipe do Ministério do Planejamento e…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet