Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher vai ao Piauí levantar informações sobre caso de estupro coletivo | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher vai ao Piauí levantar informações sobre caso de estupro coletivo

A Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher vai ao Piauí para levantar informações sobre o caso de estupro coletivo no município de Castelo do Piauí, a 190 Km de Teresina. O crime chocou o País pela crueldade e por envolver menores de idade. No final de maio, quatro jovens foram agredidas, estupradas e arremessadas do alto de um penhasco com mais de 10 metros de altura. Uma delas morreu no hospital. As outras três se recuperam dos traumas físicos e psicológicos.

A reunião, a ser realizada na Assembleia Legislativa do Estado, ainda não tem data marcada. As parlamentares também vão solidarizar-se com as famílias das quatro adolescentes vítimas do estupro coletivo.

A aprovação dos requerimentos da diligência ocorreu nesta quarta-feira (1) durante reunião da Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher. A iniciativa de solicitar a diligência foi da Senadora Regina Sousa (PT-PI) e da deputada Iracema Portella (PP-PI).

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS), presidente do Colegiado, ressaltou a importância da realização da diligência pelas parlamentares.

“Não estamos tratando apenas de um dos crimes mais bárbaros contra a mulher, mas além de ser um estupro coletivo, foi praticado por quatro menores infratores”, lamentou Simone Tebet.

Maioridade Penal
A senadora Simone manifestou apoio ao projeto (PLS 333/2015) que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente como uma alternativa à PEC da redução da maioridade penal, rejeitada na Câmara dos Deputados, na madrugada desta quarta-feira.

O PLS 333/2015, explicou Simone, permite que menor infrator que cometer crime hediondo cumpra por até 8 anos as medidas sócio educativas. O projeto ainda dobra a pena do maior de idade que aliciar adolescente.

As deputadas e senadoras que acompanharam a reunião também se manifestaram a respeito da redução da maioridade penal. A deputada Carmen Zannoto (PPS/SC) afirmou que o tema também representa uma violência contra as mulheres que são mães, pois elas se afligem ao ter filhos vítimas da violência urbana ou ao ver seus filhos tornarem-se adolescentes infratores. “Não podemos vender a ilusão de que a redução da maioridade penal vai resolver o problema”, afirmou.

Outros requerimentos
A Comissão de Violência Contra a Mulher também aprovou outros quatro requerimentos. Um deles, apresentado pela senadora Vanessa Graziottin, solicita a realização de diligências em um estado de cada região brasileira para esclarecimentos das autoridades locais sobre as políticas públicas implantadas e dificuldades enfrentadas. Outro requerimento da deputada Tia Eron, solicita audiência pública com especialistas para esclarecer o PL 5.555/2013, que pune condutas ofensivas contra a mulher via internet.

Plano de Trabalho
O Plano de Trabalho da Comissão será discutido e votado na próxima reunião, marcada para às 13h30 da próxima terça-feira, 7 de julho.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Cidades gaúchas já estão recebendo recursos emergenciais, diz Tebet

Cidades gaúchas já estão recebendo recursos emergenciais, diz Tebet

Ministra do Planejamento e Orçamento detalhou medidas do governo federal de apoio ao Rio Grande do Sul em entrevista; acesso à ajuda ocorre de maneira…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento discute projeto Rotas de Integração Sul-americana com entidades sindicais em São Paulo

Ministério do Planejamento e Orçamento discute projeto Rotas de Integração Sul-americana com entidades sindicais em São Paulo

Iniciativa foi apresentado pela ministra Simone Tebet e pelo secretário de articulação institucional, João Villaverde, em evento com representantes da Força Sindical e de setores…

leia mais
MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico

MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico

Projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico de três municípios de Mato Grosso do Sul foram aprovados pela Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), presidida pelo…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet