Comissão para acompanhar incêndios no Pantanal é instalada | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Comissão para acompanhar incêndios no Pantanal é instalada

Primeira diligência será em MT, no sábado

A Comissão Temporária Externa para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal foi instalada na tarde desta quarta-feira (16), em reunião remota. O senador Wellington Fagundes (PL-MT) foi eleito presidente e o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), relator. O colegiado é composto também pelas senadoras sul-mato-grossenses Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (PSL). A primeira diligência já foi marcada para o próximo sábado, dia 19. A segunda visita in loco será em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, na outra semana. A data ainda será confirmada. A Comissão está prevista para durar 90 dias.

A senadora Simone Tebet lembrou que o Pantanal ocupa 1/4 do Mato Grosso do Sul e que o dano das excessivas queimadas já consumiu 20% do bioma. Além do impacto ambiental e para a população pantaneira, há o prejuízo econômico para o estado. “Essa comissão é pequena porque ela tem que ser proativa, rápida, emergencial. Ela vai apresentar para o País, através de uma legislação, de um Estatuto, seja do que for, uma saída, uma solução, para que no ano que vem nós possamos estar comemorando a vida que pulsa no Pantanal”, disse. A senadora ainda ressaltou que o problema do fogo no Pantanal são os incêndios criminosos. “É a mão do homem no momento errado, na hora errada, como está acontecendo”, constatou.

Diligências

No Mato Grosso, a Comissão vai a Poconé e Porto Cerrado já no próximo sábado. Estão programadas visitas ao posto fiscal e espaço de acolhimento dos animais; representantes de proprietários de fazendas e pousadas, ONGS e cientistas; sobrevoo de helicóptero na região afetada pelas queimadas; e reunião com as equipes que estão atuando na região.

O senador Nelsinho Trad, relator da Comissão, deve apresentar em breve o plano de trabalho e também sugeriu que a primeira diligência de Mato Grosso do Sul ocorra em Corumbá. A cidade está tomada pela cinzas das queimadas.

O presidente da Comissão, senador Wellington Fagundes, disse que o fogo já consumiu 3 milhões de hectares de incêndio no Pantanal nos dois estados. Ele também lamentou que Cuiabá, capital de MT, está tomada pela fumaça, gerando dano à saúde pública de modo geral.

União ruralistas e ambientalistas

A senadora Simone Tebet também disse que foi surpreendida positivamente pela aliança inédita entre ONGs e agronegócio em prol da proteção da Amazônia. “Não imaginava que viveria para ver o início da união de entre ambientalistas e ruralistas, apresentando propostas para a questão do desmatamento da Amazônia. Muito dessa seca do Pantanal advém do que ocorre na Amazônia”.

Assessoria de imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet