CORONAVIRUS: HORA DE SOMAR ESFORÇOS | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

CORONAVIRUS: HORA DE SOMAR ESFORÇOS

Não há como desconhecer a gravidade do momento. Não se trata mais de uma história contada sobre outras pandemias de outros tempos. Para grande parte do planeta, o coronavírus já é uma história vivida. Vivida e sofrida. Não é uma questão de anos, ou de séculos, atrás. É de agora.

O coronavírus partiu da China, faz longa escala na Itália e já se alastra, segundo a OMS, por todos os países. Atravessou o oceano e chegou às américas. Aportou no Brasil, e por aqui também deve se multiplicar.

Participei ontem da primeira reunião entre o Executivo e o Legislativo depois da declaração do estado de pandemia. A impressão que me ficou é que, pelo menos nos assuntos afetos à saúde, o Brasil está em ótimas mãos. O Ministro Mandetta demonstrou profundo conhecimento sobre o assunto, consciente da gravidade do momento, mas seguro dos passos a seguir. Por isso, a melhor decisão que todos nós deveremos tomar agora é seguir os rastros oficiais. Evitar caminhos que não sejam pavimentados pelo interesse público.

Haverá, sim, um outro tipo de “pandemia”, o das notícias falsas, dos fakes, com potencial de contaminação que podem piorar, ainda mais, os efeitos deletérios do coronavírus. Portanto, conscientes dos perigos da propagação, melhor será se evitarmos compartilhar o que não venha de fontes seguras, cujo interesse seja, unicamente, ultrapassarmos este período de grande preocupação.

O pânico também não é bom companheiro nesta viagem. A prevenção, sim. Como o potencial de propagação do vírus é geométrico, mais que aritmético, evitar, por exemplo, aglomerações que não sejam imprescindíveis e dedicar atenção especial os idosos, mais propensos à gravidade da contaminação.

De nossa parte, no Congresso Nacional, focar as nossas energias e abandonar todas as disputas políticas, para propiciar ao Executivo o necessário respaldo para que ele tenha todas as condições legais e orçamentárias para pavimentar esse caminho que nos levará à superação deste momento.

SIMONE TEBET

Senadora por MS

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet