Corredor Bioceânico vai promover a integração cultural do Mercosul, diz Simone Tebet, em evento no MS

A senadora Simone Tebet participou na tarde de hoje, quinta-feira (26/05), do seminário “A Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico”, realizado na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (MS). Essa foi a segunda reunião da frente interparlamentar que trata do tema. A rota bioceânica prevê a ligação entre o Porto de Santos, no Brasil, no Atlântico, ao Porto de Antofagasta, no Chile, no Pacífico, cortando, assim, toda a América do Sul. Trata-se de um importante canal para o escoamento da produção nacional com destino aos países asiáticos – em especial, para a China e o Japão.

No território brasileiro, as obras concentram-se no MS. O corredor encurta em 17 dias a viagem de mercadorias entre estado e a Ásia. “Eu estava na Assembleia Legislativa, como deputada estadual, há 20 anos, quando ouvi falar pela primeira vez dessa rota, que seria uma saída pelo Pacífico para alcançarmos o mercado asiático”, disse Simone. “Naquele momento, havia apenas um sonho. Isso mostra que, quem não sonha, não alcança.”

Para a pré-candidata do MDB à Presidência, as vantagens do corredor não se resumem a aspectos econômicos, embora eles sejam inúmeros e expressivos. “Incluem o escoamento mais rápido da produção brasileira, benefícios para a balança comercial do país, a entrada de dólares permitindo a realização de novos investimentos e a geração de emprego e renda, além da eventual expansão de novos mercados”, enumerou. “Mas, mais do que isso, estamos falando da verdadeira integração cultural do Mercosul.”

Simone, como senadora, colocou-se à disposição dos integrantes da frente interparlamentar para defender o projeto e sua “mais breve conclusão” junto ao Congresso Nacional. Do lado brasileiro, existem pendências imediatas em torno de uma obra acesso a uma ponte na região de Porto Murtinho (MS), sob responsabilidade Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), autarquia ligada ao Ministério da Infraestrutura.

Também participaram do evento, Felipe Orro (PSDB), deputado estadual do MS, Edgar Idalino, governador de Concepción, no Paraguai, Enzo Cardozo Jiménez, representante do Parlamento do Mercosul (Parlasul), no Paraguai, Nelson Trad Filho (PSD), senador do MS e presidente da Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico, deputado Paulo Corrêa (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do MS, Valdir Couto de Souza Júnior, prefeito de Nioaque e presidente da Associação dos Municípios do MS (Assomasul), Renan Contar, o Capitão Contar (PRTB), deputado estadual do MS, Jorge Soria Quitoga, senador da República no Chile, Nelson Cintra, prefeito de Porto Murtinho, João Carlos Parkinson de Castro, do Ministério das Relações Exteriores.

Assessoria de Imprensa
Pré-Campanha senadora Simone Tebet – MDB

Tags