CPI do Carf: Simone Tebet sugere que Congresso priorize legislação para agilizar execução da dívida de credores tributários | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

CPI do Carf: Simone Tebet sugere que Congresso priorize legislação para agilizar execução da dívida de credores tributários

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) sugeriu que o Congresso Nacional priorize em 2016 a aprovação de uma nova lei que agilize a execução fiscal da dívida de credores tributários. Ao comentar o relatório da CPI do Carf, aprovado nesta quinta-feira (3), ela disse que o dinheiro não arrecadado poderia ser aplicado em saúde, educação e políticas públicas, entre outros. Em 20 anos, o atual modelo de contenciosos recuperou apenas 2% do desviado por evasões.

A CPI investigou crimes e fraudes cometidos no âmbito do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), que apontam para fraudes em julgamentos envolvendo recursos da ordem de R$ 19 bilhões. O relatório final solicitou o indiciamento de 28 investigados, a maioria advogados e ex-integrantes da instituição.

“Estamos falando de R$ 19 bilhões. Valores que envolvem interesses de todos, empresários, políticos, agentes públicos, uma corrupção desenfreada”, lamentou.

Entre os investigados, estão o ex-vice-presidente do órgão, José Ricardo da Silva e o empresário Juliano Nardes, sobrinho do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes. Ele é acusado de receber propina de empresas beneficiadas em julgamentos pelo Carf. Também estão na lista, entre outros, Paulo Ferraz, ex-presidente da Mitsubishi no Brasil, e Mauro Marcondes, que teria atuado como intermediário no caso de fraude envolvendo a montadora japonesa.

O relatório final da CPI será enviado agora para a Polícia Federal e o Ministério Público, entre outras instituições. Também está acertado que a comissão de juristas responsável pelo anteprojeto de desburocratização no Senado vai apresentar proposta de reformulação do Carf.

Com informações da Agência Senado

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet