Crianças e adolescentes estarão no centro das nossas políticas públicas, diz Simone Tebet, na Fundação Abrinq, em SP | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Crianças e adolescentes estarão no centro das nossas políticas públicas, diz Simone Tebet, na Fundação Abrinq, em SP

A candidata Simone Tebet assinou, na manhã de hoje, quarta-feira (24/8), em São Paulo,o Termo de Compromisso com o “Programa Presidente Amigo da Criança”, para a gestão 2023-2026. O evento contou com a presença do presidente da Fundação Abrinq, Synésio Batista da Costa, além de conselheiros da entidade. “Nossa candidatura é diferenciada, não vim para fazer mais do mesmo”, disse a candidata, no encontro. “No meu governo, as crianças e os adolescentes estarão no centro das políticas públicas.”

Simone reiterou que, eleita, criará a Secretaria da Criança da Adolescência, cuja função será “coordenar a execução de políticas públicas efetivas” para esses dois grupos populacionais de forma transversal, passando por todo o governo, percorrendo cada um dos Ministérios. “E vou puxar essa secretaria para mim, ela vai estar na minha mesa”, frisou. “E todos os ministros terão de prestar contas sobre o que estiverem fazendo em relação a esse tema.”

O novo órgão, observou a candidata, é uma “clara demonstração” de que o foco do programa de governo estará nas crianças e nos jovens, uma vez que todos os eixos de atuação convergem para eles. Isso é algo que abrange desde a inclusão, passando pela economia e sustentabilidade ambiental, até a responsabilidade social. “E não há como dissociar o fato de eu ser mãe e professora”, afirmou. “Por isso, fui a prefeita que mais construiu escolas e creches no meu município [Três Lagoas (MS), na gestão entre 2005 e 2010] e quem mais colocou a chave de uma casa própria nas mãos de outras mães. Isso resume a importância que dou a essa questão.”

Na Fundação Abrinq, Simone mencionou ainda outros compromissos e programas fixados em seu plano de governo para esses grupos. Eles incluem, por exemplo, a ampliação das vagas em creches e pré-escolas por todo o país, em parceria com municípios, e o programa “Poupança Jovem”, uma forma de estimular a conclusão do Ensino Médio por parte de jovens brasileiros – muitos deles hoje classificados como “nem, nem” (nem estudam, nem trabalham). De acordo com o projeto, o governo federal se compromete a depositar a cada ano uma quantia na conta desses estudantes. “Ao final do curso, eles poderão fazer o que quiser com o dinheiro”, explicou a candidata. “Podem comprar um celular, fazer uma viagem, um curso ou dar de entrada em um carrinho usado.”

Ainda no contexto de proteção à criança, a candidata realçou a importância do projeto “Mãe Brasileira”, que permitirá o acompanhamento integral, com a oferta de serviços de saúde, desde o início da gestação e ao longo de todo o primeiro ano do bebê. “Tudo para que, daqui a dez anos, o Brasil tenha uma geração de jovens bem-formados, com trabalhadores preparados”, disse. Por fim, Simone também lembrou da necessidade de proteção às 200 mil crianças que perderam os pais na pandemia e da meta de zerar a miséria durante o seu governo. “Nenhuma criança vai dormir com fome a partir de 1º de janeiro”, reafirmou. “Isso é inadmissível em um país que alimenta o mundo.”

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet