“Da nossa parte não haverá fake news, trataremos os oponentes como adversários e não como inimigos e estamos aqui pedindo que os demais candidatos assumam esse mesmo compromisso de não agressão”, diz Simone Tebet, no TSE, em Brasília | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

“Da nossa parte não haverá fake news, trataremos os oponentes como adversários e não como inimigos e estamos aqui pedindo que os demais candidatos assumam esse mesmo compromisso de não agressão”, diz Simone Tebet, no TSE, em Brasília

A senadora Simone Tebet, pré-candidata à Presidência da República pelo centro democrático (MDB, PSDB e Cidadania), o vice-presidente nacional do MDB, senador Confúcio Moura, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, e presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, reuniram-se na tarde de hoje, quarta-feira (13/7), com o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. No encontro, o grupo entregou a Moraes um “Manifesto pela Paz nas Eleições” e um ofício, assinados pelos líderes dos três partidos.

“O Brasil não aguenta mais tanta briga, a política não pode ser instrumento de divisão, temos de pacificar o país”, disse Simone Tebet, após o encontro no TSE, que ocorreu no gabinete de Moraes. A parlamentar observou que o manifesto assinado pelos três partidos do centro democrático não representa uma forma de protesto, mas, sim, um compromisso assumido de forma expressa. “É um compromisso com a paz nas eleições, com o pacto de não agressão entre as campanhas, mas também um compromisso inegociável de confiança e respeito na Justiça Eleitoral, com o processo de votação através das urnas eletrônicas, com o respeito aos resultados das urnas e o reconhecimento do vencedor.”

Em entrevista a jornalistas, a pré-candidata observou ainda que o ministro Moraes, presidente do TSE, assegurou que a Justiça Eleitoral estará atenta e cumprindo o que dispõe o Código Eleitoral.” “E nós conhecemos o ministro, sabemos da sua seriedade e do seu compromisso”, ressaltou. “Do nosso lado, isso representa, na prática, que não haverá fake news, que trataremos os oponentes como adversários e não como inimigos. Estamos aqui pedindo que os demais candidatos assumam esse mesmo compromisso de não agressão.”

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, ressaltou que a “vida pública é feita com gestos e ações”. “A nossa posição com esse compromisso de não agressão é muito clara. E ela se estende a qualquer candidato em todas as campanhas, em todo o Brasil, por parte deste conjunto de partidos que apoiam a pré-candidatura da senadora Simone Tebet”, pontou.

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, destacou a complexidade do atual momento político, marcado por um crescendo de violência. “Tenho muita experiência de vida em processos eleitorais, mas nunca imaginei recorrer à Justiça brasileira para que olhe para o clima de ódio que se instalou na sociedade”, disse. “E isso, evidentemente, não nos ajuda a pensar em um futuro que não seja sombrio. Então, é necessário desde já esse pacto de não agressão e temos de começar a entender que as ideias brigam, mas não pode haver brigas entre as pessoas. Isso a democracia e a civilização não admitem.”

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Simone Tebet: ‘Quando iniciativa privada e poder público andam juntos, o Brasil cresce’

Ministra do Planejamento, Simone Tebet participou de anúncio de nova fábrica de celulose, que terá potencial de de 3,5 milhões de toneladas ao ano e…

leia mais
Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Ministra Simone Tebet assina convênio de financiamento com o Fundo do Mercosul para construção do Contorno Viário de Amambai, no Mato Grosso do Sul

Primeiro projeto brasileiro aprovado pelo Focem em 12 anos, contorno terá custo total de US$ 7 milhões de dólares, dos quais US$ 5 milhões serão…

leia mais
Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Tebet destaca importância do Banco Central para estabilidade da moeda e controle da inflação

Em cerimônia dos 60 anos do Banco, ministra do Planejamento e Orçamento destacou bons números da economia brasileira e previu queda de preços nos próximos…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet