“Da nossa parte não haverá fake news, trataremos os oponentes como adversários e não como inimigos e estamos aqui pedindo que os demais candidatos assumam esse mesmo compromisso de não agressão”, diz Simone Tebet, no TSE, em Brasília | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

“Da nossa parte não haverá fake news, trataremos os oponentes como adversários e não como inimigos e estamos aqui pedindo que os demais candidatos assumam esse mesmo compromisso de não agressão”, diz Simone Tebet, no TSE, em Brasília

A senadora Simone Tebet, pré-candidata à Presidência da República pelo centro democrático (MDB, PSDB e Cidadania), o vice-presidente nacional do MDB, senador Confúcio Moura, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, e presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, reuniram-se na tarde de hoje, quarta-feira (13/7), com o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. No encontro, o grupo entregou a Moraes um “Manifesto pela Paz nas Eleições” e um ofício, assinados pelos líderes dos três partidos.

“O Brasil não aguenta mais tanta briga, a política não pode ser instrumento de divisão, temos de pacificar o país”, disse Simone Tebet, após o encontro no TSE, que ocorreu no gabinete de Moraes. A parlamentar observou que o manifesto assinado pelos três partidos do centro democrático não representa uma forma de protesto, mas, sim, um compromisso assumido de forma expressa. “É um compromisso com a paz nas eleições, com o pacto de não agressão entre as campanhas, mas também um compromisso inegociável de confiança e respeito na Justiça Eleitoral, com o processo de votação através das urnas eletrônicas, com o respeito aos resultados das urnas e o reconhecimento do vencedor.”

Em entrevista a jornalistas, a pré-candidata observou ainda que o ministro Moraes, presidente do TSE, assegurou que a Justiça Eleitoral estará atenta e cumprindo o que dispõe o Código Eleitoral.” “E nós conhecemos o ministro, sabemos da sua seriedade e do seu compromisso”, ressaltou. “Do nosso lado, isso representa, na prática, que não haverá fake news, que trataremos os oponentes como adversários e não como inimigos. Estamos aqui pedindo que os demais candidatos assumam esse mesmo compromisso de não agressão.”

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, ressaltou que a “vida pública é feita com gestos e ações”. “A nossa posição com esse compromisso de não agressão é muito clara. E ela se estende a qualquer candidato em todas as campanhas, em todo o Brasil, por parte deste conjunto de partidos que apoiam a pré-candidatura da senadora Simone Tebet”, pontou.

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, destacou a complexidade do atual momento político, marcado por um crescendo de violência. “Tenho muita experiência de vida em processos eleitorais, mas nunca imaginei recorrer à Justiça brasileira para que olhe para o clima de ódio que se instalou na sociedade”, disse. “E isso, evidentemente, não nos ajuda a pensar em um futuro que não seja sombrio. Então, é necessário desde já esse pacto de não agressão e temos de começar a entender que as ideias brigam, mas não pode haver brigas entre as pessoas. Isso a democracia e a civilização não admitem.”

Assessoria de Imprensa

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Cidades gaúchas já estão recebendo recursos emergenciais, diz Tebet

Cidades gaúchas já estão recebendo recursos emergenciais, diz Tebet

Ministra do Planejamento e Orçamento detalhou medidas do governo federal de apoio ao Rio Grande do Sul em entrevista; acesso à ajuda ocorre de maneira…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento discute projeto Rotas de Integração Sul-americana com entidades sindicais em São Paulo

Ministério do Planejamento e Orçamento discute projeto Rotas de Integração Sul-americana com entidades sindicais em São Paulo

Iniciativa foi apresentado pela ministra Simone Tebet e pelo secretário de articulação institucional, João Villaverde, em evento com representantes da Força Sindical e de setores…

leia mais
MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico

MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico

Projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico de três municípios de Mato Grosso do Sul foram aprovados pela Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), presidida pelo…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet