Dados sobre violência contra a mulher deverão ser coletados pelo Sinesp | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Dados sobre violência contra a mulher deverão ser coletados pelo Sinesp

Dados específicos sobre violência contra a mulher devem ser obrigatoriamente coletados pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), plataforma que integra e disponibiliza dados sobre a criminalidade no país. É o que estabelece projeto (PLS 244/2016) da senadora Simone Tebet (PMDB-MS) que se encontra pronto para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

“O recorte e a catalogação específica de registros de violência contra a mulher contribuirão para que o país avance no enfrentamento a essa terrível chaga”, acredita Simone.

Atualmente, segundo a senadora, as informações são incompletas e díspares, o que dificulta um diagnóstico preciso do quadro de violência doméstica e familiar. Dados acurados são condição indispensável para a formulação de políticas adequadas e eficientes, afirma Simone Tebet.

“Sem o recorte específico para a violência doméstica e familiar, atos de agressão praticados contra a mulher nesse contexto não serão assim considerados, em separado, mas agregados simplesmente às estatísticas dos crimes em geral, dificultando a formulação de políticas públicas adequadas ao seu combate”, justifica.

Relatório favorável

A favor da aprovação, o relator da matéria, senador Telmário Mota (PDT-RR), afirma que o projeto é “conveniente e oportuno”. Para ele, a inclusão das informações de violência contra a mulher no sistema nacional, de fato, contribuirá para que esse “mal seja corretamente diagnosticado e enfrentado”.

Como a decisão é terminativa na CCJ, se aprovado, o projeto seguirá diretamente para análise na Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação final em Plenário.

Lei Maria da Penha

Simone Tebet lembra que, ao ser criada, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) determinou a inclusão de estatísticas sobre a violência doméstica e familiar contra as mulheres nas bases de dados dos órgãos do Sistema de Justiça e Segurança. Falta, no entanto, a regulamentação desse tema, ainda que em 2012 tenha sido criado o Sinesp (Lei 12.681/2012) com o objetivo de coletar, armazenar e tratar as informações de segurança pública e Justiça criminal enviadas ao governo federal.

Embora as secretarias de segurança pública dos estados e do Distrito Federal tenham de remeter informações para o Ministério da Justiça, não há, segundo a senadora Simone Tebet, referências específicas à separação de dados sobre violência contra a mulher, como acontece em relação a outros tipos de informações no campo da segurança pública.

A intenção da senadora é corrigir a omissão, e consolidar o mecanismo de agrupamento de dados, com vistas à formulação, execução e acompanhamento de políticas especiais para as mulheres.

Agência Senado

Compartilhe
TAGS

+ Notícias

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Na Expo Favela Ceará, Simone Tebet garante que não faltarão recursos para quem precisa

Ministra participou do evento em Fortaleza, onde falou da importância do censo das favelas para a definição de políticas públicas Estamos ajustando as contas para…

leia mais
Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

Ministério do Planejamento e Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China assinam memorando de entendimento

O documento, assinado durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, busca fortalecer o intercâmbio e cooperação entre os dois países em áreas como…

leia mais
Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Governo de MS e ministra Simone discutem investimentos e andamento das obras federais no Estado

Com foco no crescimento do Estado e melhores condições de infraestrutura, o governador Eduardo Riedel discutiu nesta segunda-feira (18) investimentos e obras federais que estão…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet