Diploma Bertha Lutz: Simone Tebet diz que os últimos 2 anos serviram para ressaltar a força da mulher  | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Diploma Bertha Lutz: Simone Tebet diz que os últimos 2 anos serviram para ressaltar a força da mulher 

Em seu discurso em homenagem às agraciadas do Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, conferido pelo Senado, nesta quarta-feira (23), àquelas que se destacam na luta em defesa dos direitos das mulheres, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) lembrou das dificuldades dos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19 e ressaltou a força das mulheres brasileiras. “Foram dois anos muito difíceis e que colocaram a mulher no centro do debate e do protagonismo, no momento em que o Brasil mais precisou. Em que a vida estava por um fio”, disse. Simone destacou o papel das mulheres na saúde, na educação, na assistência social, na política. “Foram as mulheres da bancada feminina que, na CPI da Pandemia, independentemente da coloração partidária, estavam lá, fazendo aquilo que era nossa obrigação”, disse elogiando a imparcialidade das senadoras durante o funcionamento do colegiado e criticando o negacionismo do governo Bolsonaro diante da pandemia.

Depois de dois anos sem oferecer a comenda, o Senado homenageou 21 mulheres, também como forma de marcar os 20 anos de existência do Diploma Bertha Lutz.

“Nesses dois anos, mudamos o que é a palavra feminino. Não é símbolo de fragilidade, mas de sensibilidade. Temos um amor mais incondicional pelo País, pelos nossos filhos e pelos filhos de outras mães e é esse amor que faz com que cada uma de vocês, pela profissão que abraçaram, transformem o ambiente que vocês convivem”, disse em Plenário para todas as agraciadas de 2022.

Indicada

Simone Tebet indicou a primeira mulher a presidir a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul, Inês Santiago. Ela é advogada, com pós-graduação em Direito e MBA em Varejo e é empresária de sucesso em Campo Grande há 30 anos. Simone ressaltou o incentivo de Inês Santiago ao comércio e à constante qualificação de empresárias e profissionais do setor. Entre os projetos dela estão o MBA em varejo e o Mulheres de Sucesso.

“Inês Santiago, aos 10 anos de idade, teve de vender limão porque os seus pais achavam que mulher não precisava estudar. E ela, no interior do interior do meu estado, estudou, se formou em direito, se pós-graduou e virou empreendedora”, disse ao elogiar Inês por ser exemplo e estímulo para que mulheres se tornem empresárias bem-sucedidas.

A senadora Simone ainda reforçou a importância do empreendedorismo feminino como porta de saída do ciclo de violência doméstica ao qual muitas mulheres estão submetidas. Ela ressaltou que tal violência não escolhe classe social e reforçou que quando a mulher tem poder econômico para sustentar a família, consegue se libertar mais facilmente das agressões dentro de casa. Ela ainda defendeu um planejamento estratégico para estimular o empreendedorismo, “para que possam ser empreendedoras e donas da sua própria vida”.

Cor de rosa

Vestida de rosa, Simone Tebet finalizou seu discurso contando o que ouviu de uma delegada em evento do MDB de Minas Gerais recentemente. “Sabe porque a cor rosa é a cor da mulher? Nos momentos de guerra, diante do sangue do filho ou companheiro, a mulher levava um pano branco. O vermelho da guerra e da morte foi mudado com o lenço branco de uma mulher. O rosa representa toda cor, brilho e luz que queremos que se espalhe para o Brasil e o mundo”, disse, ressaltando preocupação com este momento de dor e risco de escassez de fertilizantes e de alimentos por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia.

+ Notícias

Em audiência na CMO, Simone Tebet debate LDO

Em audiência na CMO, Simone Tebet debate LDO

“Em 2025 estamos mirando a meta zero”, afirmou a ministra, lembrando que o governo age com responsabilidade fiscal e compromisso social A ministra do Planejamento…

leia mais
Ministra Simone Tebet apresenta Rotas de Integração na China

Ministra Simone Tebet apresenta Rotas de Integração na China

“Viemos aqui buscar parcerias com a iniciativa privada e com o governo chinês”, resumiu a ministra A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o…

leia mais
Na Arábia Saudita, Tebet e Alckmin apresentam oportunidades na economia brasileira para investidores

Na Arábia Saudita, Tebet e Alckmin apresentam oportunidades na economia brasileira para investidores

Liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, delegação com ministros e empresários busca fortalecer as relações entre os países, atrair investimentos e abrir mercado para produtos brasileiros…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet