É com uma cultura forte que vamos evoluir como país, diz Simone Tebet, na visita ao Bolshoi, em Joinville (SC) | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

É com uma cultura forte que vamos evoluir como país, diz Simone Tebet, na visita ao Bolshoi, em Joinville (SC)

Candidata foi recebida com uma apresentação dos alunos da escola e expôs detalhes de seu plano de governo para a área cultural no Brasil

Fomentar a cultura, tanto no que diz respeito à recuperação da estrutura de gestão pública do setor como na ampliação das fontes de financiamento. Esses são os pilares da proposta de Simone Tebet para a área cultural no Brasil, apresentados na manhã de hoje, terça-feira (23/8), em visita da candidata às instalações da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC). “É com uma cultura forte que vamos evoluir como país”, afirmou.

No Bolshoi a candidata foi recepcionada com uma apresentação especial preparada pelos alunos da instituição. Ao final do balé, ela frisou: “Esse é o tipo de experiência que precisamos replicar pelo Brasil inteiro. As crianças e jovens que estudam e são formadas aqui não tem só uma oportunidade de descobrir seus talentos, mas uma oportunidade de vida.”

O detalhe curioso da visita foi que, ao piano, durante a apresentação feita para a candidata, estava Diego Guedes, conterrâneo de Simone, de Três Lagoas. Entre pedidos de fotos e abraços, ele elogiou a atuação da candidata como prefeita, eleita e reeleita na cidade entre 2005 e 2010, e disse que estava muito emocionado em conhecê-la.

A escola de Joinville é a única do célebre balé fora da Rússia. Foi aberta em 2000 após esforços do então prefeito da cidade, Luiz Henrique da Silveira, do MDB. Ela atende 240 alunos, a maioria crianças e adolescentes carentes (48% com renda familiar abaixo de 2 salários mínimos), vindas de mais de 20 estados brasileiros. Em geral, recebe crianças com 9 a 10 anos, que se formam entre 17 e 18 anos.

A candidata à Presidência pela coligação “Brasil Pra Todos” (MDB, PSDB, Cidadania e Podemos) já anunciou os seguintes compromissos para a área de cultura:

• Recriar o Ministério da Cultura, recuperando o status, a atenção e a importância que a área merece;
• Fortalecer leis de incentivo à cultura – como a lei Rouanet, a lei Aldir Blanc e a lei do Audiovisual – com fontes estáveis de financiamento e fomento, critérios objetivos e impessoais que contemplem ampla gama de atividades, artistas de todos os portes e de todas as regiões do país;
• Apoiar e promover o turismo, em coordenação com o Ministério da Cultura, visando maior atração de visitantes e eventos para o país, com especial atenção ao aumento da visitação a museus e parques nacionais;
• Valorizar o patrimônio cultural e histórico e garantir sua preservação e manutenção.

Acompanharam a candidata na visita, Valdir Steglich, presidente do Bolshoi no Brasil, Pavel Kazarian, diretor-geral da escola e funcionário do Bolshoi de Moscou, Joel Gehlem, da Academia Joinvilense de Letras, e as diretoras da escola Célia Campos e Margit Olsen. Entre os políticos, estavam presentes o deputado federal e candidato ao Senado por Santa Catarina Celso Maldaner (MDB), o deputado federal e vice-presidente do MDB Nacional, Carlos Chiodini, o presidente do MDB de Santa Catarina, Edinho Bez, a vereadora Tânia Renearti, Ivete Appel da Silveira, que assumiu o Senado, esposa do Luiz Henrique da Silveira (MDB). Isso além do candidato a deputado federal, Cláudio Aragão (MDB), o deputado estadual, Fernando Krelling (MDB), e dos candidatos a deputados estaduais Paulo Basilio (MDB), Flávia Vicente (MDB) e Suelen Geremia (MDB).

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

Ministros Simone Tebet e Waldez Goes visitam ponte binacional que ligará Brasil ao Paraguai

A ponte é obra fundamental da Rota Bioceânica, que integra o trecho 4 das Rotas de Integração Sul-Americana A equipe do Ministério do Planejamento e…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet