Em carta aberta, Simone Tebet fala em ‘caos’ e cobra ação de Bolsonaro para enfrentar pandemia | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Em carta aberta, Simone Tebet fala em ‘caos’ e cobra ação de Bolsonaro para enfrentar pandemia

Em carta aberta, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) cobrou, mais uma vez, um posicionamento alinhado do governo no combate à crise sanitária provocada pela pandemia e a instalação da CPI da Covid-19 no Senado como forma de pressionar o Executivo federal a agir com “rapidez, coordenação e vontade” “Ou o presidente Bolsonaro se dirige à nação e demonstra, diante de todos os brasileiros, plena consciência sobre a gravidade da situação e apresenta, ao lado do ministro da Saúde, um plano nacional de execução urgente para enfrentamento à pandemia, ou permaneceremos, todos, no caos”, diz Tebet no texto obtido pela Coluna.

Ela afirma ainda que a Comissão de Relações Exteriores da Casa prepara uma moção de apelo por ajuda internacional, mas argumenta que, embora seja necessária e louvável, é insuficiente.

“Audiência pública não basta. A Comissão de acompanhamento da Covid-19 do Senado é importante, mas não suficiente. De pouco adianta apenas acompanhar quem navega à deriva. É preciso, urgente, uma mudança de rumos”, diz Tebet.

O pedido de criação da CPI foi apresentado há mais de um mês e conta com 32 assinaturas. O governo tentou convencer alguns dos senadores a retirarem seus apoios, mas ninguém cedeu até o momento.

O pedido está nas mãos do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a quem cabe decidir pela instalação ou não. Parlamentares reclamam que Pacheco tem tentado blindar o governo ao segurar a comissão, mas avaliam que ele está cada vez mais sem argumentos.

Como a Coluna mostrou nesta sexta-feira, 18, a pressão aumentou ainda mais após a morte cerebral do senador Major Olímpio (PSL-SP) em decorrência da infecção pelo novo coronavírus. Ele foi o terceiro senador vítima da doença.

Leia a íntegra da Carta Aberta da senadora Simone Tebet:

Carta Aberta

O Brasil mergulhou na cratera do não. Não há coordenação, não há plano, não há compaixão.

Faltam leitos, falta oxigênio, falta caixão.

Faltam remédios para a dor.

Audiência pública não basta. Comissão de acompanhamento da Covid-19 do Senado é importante, mas não suficiente. De pouco adianta apenas acompanhar quem navega à deriva. É preciso, urgente, uma mudança de rumos.

Moção de apelo por ajuda internacional está sendo elaborada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. Embora também necessária, e louvável, do mesmo modo, insuficiente.

A “CPI da Pandemia” surge no horizonte do momento como um instrumento de pressão, para que o governo aja com rapidez, coordenação e vontade.

Ou o presidente Bolsonaro se dirige à nação e demonstra, diante de todos os brasileiros, plena consciência sobre a gravidade da situação e apresenta, ao lado do ministro da Saúde, um plano nacional execução urgente para enfrentamento à pandemia, ou permaneceremos, todos, no caos.

O Brasil precisa emergir à superfície do sim.

Do sim à vida!

Senadora Simone Tebet (MDB-MS)

+ Notícias

“Este governo sabe que o único meio para se alcançar o compromisso social é tendo responsabilidade com o gasto público”, afirmou Tebet

“Este governo sabe que o único meio para se alcançar o compromisso social é tendo responsabilidade com o gasto público”, afirmou Tebet

Ministra falou sobre o cenário fiscal e econômico para plateia de investidores em evento em São Paulo no último sábado (31/8) A ministra do Planejamento…

leia mais
Integração regional tem potencial semelhante ao da reforma tributária para o crescimento do PIB, diz Tebet em evento da Fiesp

Integração regional tem potencial semelhante ao da reforma tributária para o crescimento do PIB, diz Tebet em evento da Fiesp

A ministra destacou o impacto comercial das rotas; empresários fizeram perguntas e falaram das oportunidades do projeto As Rotas de Integração Sul-Americana, a partir de…

leia mais
Igualdade de gênero e raça e melhoria de políticas públicas norteiam apresentação de plataforma do Ipea

Igualdade de gênero e raça e melhoria de políticas públicas norteiam apresentação de plataforma do Ipea

Ministras Simone Tebet, Cida Gonçalves, Esther Dweck, Anielle Franco e outras lideranças celebraram o relançamento do Retrato das Desigualdades Interseccionalidade e erradicação das desigualdades a…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet