Em carta aberta, Simone Tebet fala em ‘caos’ e cobra ação de Bolsonaro para enfrentar pandemia | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Em carta aberta, Simone Tebet fala em ‘caos’ e cobra ação de Bolsonaro para enfrentar pandemia

Em carta aberta, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) cobrou, mais uma vez, um posicionamento alinhado do governo no combate à crise sanitária provocada pela pandemia e a instalação da CPI da Covid-19 no Senado como forma de pressionar o Executivo federal a agir com “rapidez, coordenação e vontade” “Ou o presidente Bolsonaro se dirige à nação e demonstra, diante de todos os brasileiros, plena consciência sobre a gravidade da situação e apresenta, ao lado do ministro da Saúde, um plano nacional de execução urgente para enfrentamento à pandemia, ou permaneceremos, todos, no caos”, diz Tebet no texto obtido pela Coluna.

Ela afirma ainda que a Comissão de Relações Exteriores da Casa prepara uma moção de apelo por ajuda internacional, mas argumenta que, embora seja necessária e louvável, é insuficiente.

“Audiência pública não basta. A Comissão de acompanhamento da Covid-19 do Senado é importante, mas não suficiente. De pouco adianta apenas acompanhar quem navega à deriva. É preciso, urgente, uma mudança de rumos”, diz Tebet.

O pedido de criação da CPI foi apresentado há mais de um mês e conta com 32 assinaturas. O governo tentou convencer alguns dos senadores a retirarem seus apoios, mas ninguém cedeu até o momento.

O pedido está nas mãos do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a quem cabe decidir pela instalação ou não. Parlamentares reclamam que Pacheco tem tentado blindar o governo ao segurar a comissão, mas avaliam que ele está cada vez mais sem argumentos.

Como a Coluna mostrou nesta sexta-feira, 18, a pressão aumentou ainda mais após a morte cerebral do senador Major Olímpio (PSL-SP) em decorrência da infecção pelo novo coronavírus. Ele foi o terceiro senador vítima da doença.

Leia a íntegra da Carta Aberta da senadora Simone Tebet:

Carta Aberta

O Brasil mergulhou na cratera do não. Não há coordenação, não há plano, não há compaixão.

Faltam leitos, falta oxigênio, falta caixão.

Faltam remédios para a dor.

Audiência pública não basta. Comissão de acompanhamento da Covid-19 do Senado é importante, mas não suficiente. De pouco adianta apenas acompanhar quem navega à deriva. É preciso, urgente, uma mudança de rumos.

Moção de apelo por ajuda internacional está sendo elaborada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. Embora também necessária, e louvável, do mesmo modo, insuficiente.

A “CPI da Pandemia” surge no horizonte do momento como um instrumento de pressão, para que o governo aja com rapidez, coordenação e vontade.

Ou o presidente Bolsonaro se dirige à nação e demonstra, diante de todos os brasileiros, plena consciência sobre a gravidade da situação e apresenta, ao lado do ministro da Saúde, um plano nacional execução urgente para enfrentamento à pandemia, ou permaneceremos, todos, no caos.

O Brasil precisa emergir à superfície do sim.

Do sim à vida!

Senadora Simone Tebet (MDB-MS)

+ Notícias

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Artigo: Contra o terror e a barbárie, ainda estamos aqui

Por Simone Tebet* “Como indivíduos, passamos. Mas nossos sonhos e lutas pela humanidade ficam. O que defendemos e valorizamos permanece além de nossa existência”, diz…

leia mais
Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Após 12 anos, Conselho do Mercosul aprova primeiro projeto brasileiro com recursos do FOCEM

Ministra Tebet ressaltou que os recursos do fundo são fundamentais para financiamento de políticas estruturantes em municípios com IDH baixo O Conselho Mercado Comum do…

leia mais
Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Simone Tebet ressalta importância da confiança privada em inauguração de empreendimento no MS

Projeto Cerrado contou com investimento de R$ 22,2 bilhões e se enquadrou como obra do Novo PAC; construção gerou 10 mil empregos Ao lado do…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet