Em Montes Claros, Minas Gerais, Simone Tebet assume compromisso com irrigação, geração de empregos e energia renovável | Simone Tebet
Simone Tebet Simone Tebet

A nova esperança
do Brasil

Em Montes Claros, Minas Gerais, Simone Tebet assume compromisso com irrigação, geração de empregos e energia renovável

“Falta vontade política para trazer um grande projeto de irrigação para a região. É chegar, sentar e achar as melhores soluções para a falta d’água”

A candidata Simone Tebet prossegue com a agenda de apresentação de seu programa de governo pelo Brasil. Nesta segunda-feira (12/9), Simone passou a manhã em Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Simone caminhou pela área central da cidade, respondeu aos jornalistas e depois participou de uma reunião com lideranças empresariais na Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI). Por fim, visitou a Santa Casa de Montes Claros, onde foi recebida por Maurício Sérgio Sousa e Silva, superintendente da instituição.

Apesar de não ser especificamente a situação de Montes Claros, o norte e o nordeste de Minas, sobretudo em regiões como o Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri, apresentam baixos indicadores socioeconômicos. “Minha prioridade absoluta é erradicar a miséria e a fome. Todas as regiões do Brasil são férteis e têm condições de gerar emprego e renda. O norte de Minas não é diferente. O que falta é vontade política para trazer, definitivamente, um grande projeto de irrigação, porque esse é o grande problema aqui, para que essa região possa, por exemplo, produzir e exportar frutas, gerando emprego e renda”, afirmou a candidata.

Ainda a respeito da importância da irrigação para a região, Simone disse: “É preciso terminar os projetos de barragens que vão garantir dignidade e cidadania para a população do norte de Minas. Só se erradica a miséria e a fome quando se gera empregos. Há muitas potencialidades aqui, mas, repito, o que falta é vontade política. É chegar, sentar e achar as melhores soluções para a falta d’água, investindo também fortemente em projetos de energia renovável, especialmente a solar”.

No discurso realizado na ACI de Montes Claros, onde foi muito aplaudida, Simone afirmou: “As pessoas tendem a falar que no norte de Minas um terço da população vive abaixo da linha da pobreza. É verdade, mas esta não é uma região pobre. É uma região que, infelizmente, não recebe a devida atenção da classe política. Porque aqui se produz, aqui, se colocar investimento público, as coisas acontecem. Se irrigar, como disse o prefeito de Jaíba, é possível dobrar a produção de itens da hortifruticultura, especialmente frutas. Isso gera emprego, renda e comida mais barata na mesa não só do mineiro, mas de todo o Brasil”.

SANTAS CASAS
Na Santa Casa de Montes Claros, Simone voltou a se comprometer com o reajuste de 100% de valores da tabela de procedimentos do SUS, destacando que concederá acréscimos anuais de 25% durante quarto anos. “As Santas Casas prestam os mesmos serviços que os demais hospitais, mas com menor custo. Então o nosso compromisso é atualizar a tabela SUS. Nós tivemos duas sequelas na pandemia: o déficit das crianças em idade escolar e a cirurgias eletivas, consultas e exames parados, o que exige ir além da tabela SUS. Nós pagaríamos fundo a fundo para municípios e estados, repassando, inclusive para os hospitais filantrópicos, conforme os serviços forem sendo prestados. Com isso, estaríamos fora do teto e poderíamos criar um crédito extraordinário”, disse.

Durante a caminhada pelas ruas do Centro de Montes Claros, Simone foi tratada com carinho e entusiasmo, como tem ocorrido em todas as cidades que visita. A candidata posou para fotos e vídeos, ouviu sugestões e falou sobre os principais pontos de seu projeto de governo. “A nossa candidatura é a única que representa a moderação, o equilíbrio e o diálogo, qualidades fundamentais para que a gente possa apresentar e aprovar projetos relevantes para que o Brasil volte a crescer e gerar empregos.”

A agenda faz parte da Caminhada da Esperança, nome da jornada que Simone tem realizado desde a pré-campanha em estados de todas as regiões do país. O objetivo é apresentar à população os principais pontos que a candidata e sua equipe definiram como fundamentais para, como Simone diz, “reconstruir o Brasil com amor, responsabilidade e coragem”.

Também acompanharam a candidata, entre outros, Tadeuzinho, deputado estadual (MDB-MG), Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, e Reginaldo Silva, prefeito de Jaíba, município do norte de Minas.

Assessoria de Imprensa

+ Notícias

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A transformação da economia será gigante, afirmou Tebet em plenária de discussão das Rotas de Integração Sul-Americana

A comitiva do governo federal realizou ainda uma visita técnica ao porto de Tabatinga no Amazonas O Acre, um dos Estados mais isolados do país…

leia mais
Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Fronteiras são sinônimo de solução, diz Tebet, em plenária sobre as rotas de integração

Em evento em Boa Vista, MPO debate projeto das rotas Sul-Americanas com autoridades e empresários de Roraima O Ministério do Planejamento e Orçamento deu sequência,…

leia mais
Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Ministério do Planejamento e Orçamento e Governo Francês assinam Memorando de Entendimento

Assinatura do documento ocorreu nesta quinta (28/3), em Brasília, e prevê o desenvolvimento de atividades relacionadas aos temas de financiamento externo, gênero e sustentabilidade Durante…

leia mais
Simone Tebet

Quem é Simone Tebet